Maricá é o município com maior registro de incêndio em vegetação na Região Metropolitana do Rio
A cidade de Maricá assumiu o primeiro lugar no ranking de focos de incêndio em vegetação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no período de janeiro a julho deste ano. Os alarmantes dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), revelando que a região enfrentou um total de 233 ocorrências entre 01/01/2022 e 18/07/2022.
Em segundo lugar na lista, encontra-se a cidade de Niterói, registrando 149 focos de incêndio, seguida de São Gonçalo com 123 ocorrências, e Saquarema com 59.
De acordo com informações fornecidas pelo CBMERJ, a atual condição de tempo seco, combinada com a ausência de chuvas, tem favorecido a propagação rápida do fogo, colocando em risco tanto o meio ambiente quanto a vida selvagem da região. Os especialistas alertam que atitudes conscientes são fundamentais para combater esse cenário preocupante.
A nota emitida pelo Corpo de Bombeiros destaca que a população precisa tomar medidas responsáveis, como o descarte adequado de bitucas de cigarro, bem como vidros, que, quando abandonados em áreas florestais, podem atuar como lentes de aumento e iniciar chamas. Além disso, práticas irresponsáveis, como queima de lixo e soltura de balões, devem ser combatidas e erradicadas para prevenir novos incidentes.
O aumento significativo no número de incêndios florestais demanda uma mobilização conjunta entre autoridades governamentais, instituições ambientais e a comunidade local para proteger e preservar a rica biodiversidade da região e garantir a segurança de todos os seus habitantes.
Neste ano, inclusive, a cidade vem registrando um alto número de focos de incêndio, colocando em risco não somente a vegetação, como animais que vivem nas regiões de mata atlântica e até mesmo residências próximas.