CulturaNotícias de MaricáNotícias de São Gonçalo

São Gonçalo recebe exposição do Museu de Arte do Rio

A cidade de São Gonçalo vai receber, a partir do dia 2 de setembro, a exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio (MAR). A mostra é uma versão adaptada da exposição “Casa Carioca”, que foi exibida no MAR em 2020. As obras vão ocupar a Praça Chico Mendes, no bairro Raul Veiga, e depois seguem para outras três cidades: Duque de Caxias, Guapimirim e Campos dos Goytacazes.

A exposição “Meu lugar” tem como objetivo fazer o público refletir sobre os significados do habitar no Estado do Rio de Janeiro, seus desafios históricos e as soluções criativas que as pessoas encontram para viver em suas casas. A mostra conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas, e tem o apoio da Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e o patrocínio da Enel Distribuição Rio.

A ideia é ir além do conceito tradicional de habitar, como simplesmente residir ou se alojar em um lugar. “Meu lugar compreende a casa como obra das pessoas que a habitam e fala sobre como nos apropriamos e transformamos um espaço para chamá-lo de nosso. O ponto de partida para a reflexão é o dado de que apenas 15% das moradias no Brasil são construídas por arquitetos ou engenheiros. A maioria das nossas habitações são planejadas e erguidas pelos próprios moradores”, explica Thiago Fernandes, curador da exposição.

A mostra também reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços essenciais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que geram riscos ecológicos e sanitários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo