Maricá: Alunos de gestão pública formados pelo ‘Passaporte Universitário’ reclamam da falta de oportunidades
Os primeiros estudantes do curso de Gestão Pública formados pelo programa ‘Passaporte Universitário’ procuraram o ‘Maricá Info’ para relatar um problema de falta de oportunidades na própria Prefeitura de Maricá.
Em carta aberta, os estudantes formados em 2021 em Gestão Pública expressam uma profunda indignação em relação à prefeitura de Maricá e suas práticas de contratação. “Nós, enquanto estudantes dedicados e formados em Administração Pública, escolhemos esta área porque acreditamos que a administração pública desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Investimos tempo e esforço em nossa educação, confiando que a cidade de Maricá reconheceria a importância de ter profissionais qualificados na administração pública.” Diz parte da nota.
A nota é assinada por Fabrízio Moore de Souza Melo, graduado em gestão pública e pós-graduado em gestão fiscal e tributária.
Em fevereiro deste ano publicamos aqui no ‘Maricá Info’ sobre a velha política do QI (Quem Indica). A cidade cresceu em termos demográficos e econômicos, mas continua com velhas práticas de nomear pessoas sem qualificação para exercer cargos importantes. Nas escolas há mediadoras sem experiência na área da educação, em projetos importantes da prefeitura, diretamente ou através de terceirizada, há pessoas que só ocupam o cargo por indicação política.
Confira a nota na íntegra:
“Em nome dos vinte e nove graduados da turma de formandos em Gestão Pública do ano de 2021, a primeira turma a se formar pelo programa Passaporte Universitário em Maricá, queremos expressar nossa profunda indignação em relação à Prefeitura de Maricá e suas práticas de contratação.
Nós, enquanto estudantes dedicados e formados em Administração Pública, escolhemos esta área porque acreditamos que a administração pública desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Investimos tempo e esforço em nossa educação, confiando que a cidade de Maricá reconheceria a importância de ter profissionais qualificados na administração pública.
No entanto, é com grande desapontamento que observamos a falta de oportunidades para os formandos em Administração Pública, especialmente em comparação com outros cursos que já foram beneficiados com oportunidades semelhantes. O recente processo seletivo para assistência social é apenas um exemplo disso.
É inaceitável que, como a primeira turma formada pelo programa Passaporte Universitário em Maricá, nos sintamos esquecidos e desvalorizados. Esperamos que a prefeitura de Maricá reconsidere suas práticas de contratação e demonstre interesse em ter profissionais capacitados em Administração Pública para contribuir positivamente para o desenvolvimento de nossa cidade.
Continuaremos a lutar por nossos direitos e enfatizar a importância de profissionais qualificados na administração pública como parte fundamental da melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade.”