Maricá: Somente famílias com renda de até 3 salários terão direito ao ‘Bolsa Mumbuca’, entenda!
A informação de que os cadastrados do CadÚnico seriam automaticamente incluídos no programa Renda Básica da Cidadania – conhecido como Bolsa Mumbuca – gerou uma série de questionamentos sobre quem terá direito a receber os R$200 mensais por membro da família.
A prefeitura de Maricá anunciou que iria aumentar em mais de 100% o número de beneficiários, saltando de 42,5 mil para cerca de 93 mil ainda em 2023. A informação que haveriam novas inclusões de beneficiários vinha sendo divulgada no Maricá Info desde o começo do ano, onde alertamos para a necessidade de inscrição no CadÚnico, lista do Governo Federal que inclui famílias de baixa renda, mas também não exclui quem tem renda maior, o que levou ao questionamento de se todos que estão inscritos e moram em Maricá teriam direito ao benefício.
Mas nas novas regras do programa, incluídas através de alteração na lei do Renda Básica da Cidadania e aprovada na Câmara de Vereadores de Maricá, para receber o benefício é necessário ter a inscrição no CadÚnico atualizada até julho de 2023, além de ter renda familiar de até 3 salários mínimos. Ou seja, apenas famílias que recebem até R$3.960,00 (somando todas as rendas dos seus membros) terão direito a receber o benefício.
Também não haverá mais a exigência de comprovação de moradia em Maricá por, no mínimo três anos. Basta estar cadastrado no CadÚnico, ter renda familiar de até 3 salários mínimos e ser morador de Maricá para ter direito ao Renda Básica da Cidadania.
A prefeitura informou que os novos beneficiários começarão a receber os cartões no mês de novembro, com calendário que ainda será divulgado pela Secretaria de Economia Solidária.