BairrosNotícias de MaricáVídeos

Maricá: Em meio ao esgoto, moradores pedem socorro em São José do Imbassaí

O bairro onde surgiu o primeiro povoado de Maricá, São José do Imbassaí, ainda carece de muitos serviços, além do fato de moradores de alguns pontos sofrerem com esgoto na porta de casa, o que os impede até de sair da própria residência.

É o caso dos moradores da Rua B, bem atrás da Escola Municipal Vereador Levy Carlos Ribeiro. Por lá, a falta de drenagem das águas pluviais faz com que a água das chuvas se acumule e se misture ao esgoto, que escorre todos os dias independente do clima.

O ‘Maricá Info’ recebeu um chamado de socorro dos moradores e fomos ao local ouvir quem é afetado pelo problema. “A gente aqui não aguenta mais essa situação, esse descaso. Sair de manhã pra trabalhar, chovendo? Como que a gente vai sair de casa pra trabalhar? Se minha mãe passa mal de madrugada, chovendo, como que eu vou levar minha mãe para o hospital” Questionou Tatiana, que mora há mais de 30 anos no bairro, mostrando a rua completamente alagada e com esgoto correndo.

O morador Bruno Oliveira (42), cobra uma solução para o problema, que se arrasta há muitos anos e vem piorando com o aumento no número de residências: “Inicialmente a gente tinha uma vala negra que corria aqui na rua, ela chegou a ser obstruída por assoreamento e eu tive que chegar a fazer uma cisterna de esgoto. Um tempo atrás fizeram o manilhamento da rua, precário, improvisado, onde toda rede de esgoto foi ligado direto na rede pluvial. (…) A gente precisa que seja finalizada uma obra que começou errado, mas que pelo menos ela tenha um final feliz e a gente tenha, de fato, a coleta desse esgoto e o tratamento do mesmo”, disse Bruno, que mora há mais de 15 anos na localidade.

O Maricá Info cobrou da Prefeitura de Maricá um posicionamento sobre o problema. Através de nota, a prefeitura informou que a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) está ciente e já trata da situação internamente com a síndica do condomínio. No local, há uma rede de drenagem antiga que passa pelo condomínio que será vistoriada por técnicos da Somar para avaliar uma possível intervenção.

O que diz a Sanemar?

Em nota enviada ao Maricá Info, a Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), diz que “compreende o sofrimento dos moradores da Rua B, no bairro de São José do Imbassaí e esclarece, com muita satisfação, que após anos sem investimentos no setor de saneamento em Maricá, a Sanemar recebeu autorização há cerca de dois anos para comandar este serviço. Desde então já saltamos de apenas 3% para 30% de cobertura de rede de esgotamento na cidade. Um marco histórico. E o bairro de São José do Imbassaí é o próximo a receber essa melhoria tão sonhada e esperada por todos. As obras terão início no bairro ainda neste mês e não somente a Rua B, mas todo o bairro será contemplado com o sistema.”

..

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo