Notícias de MaricáTurismo

Travessia Espraiado-Tomascar volta ao roteiro do circuito ecológico de Maricá

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Maricá promoverá no próximo domingo (22/10) mais uma etapa do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, que consiste na travessia entre os bairros do Espraiado e Tomascar, este último localizado no município de Tanguá. Com início programado para as 8h30, o percurso apresenta trechos desafiadores de subida íngreme, com uma duração aproximada de seis horas, incluindo ida e volta. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (19/10), a partir das 13h, por meio do seguinte link: (https://forms.gle/u2EdsG6hjWtBN63w7).

A jornada inicia com uma ascensão pelo Vale de São Francisco até atingir o cume no Espraiado. Em seguida, os participantes descem em direção a Tomascar. Este vilarejo, uma antiga fazenda, ainda abriga um moinho de farinha de roda d’água construído no século XIX, acompanhado por córregos e cachoeiras ao longo do trajeto. Com o intuito de fomentar o comércio local nas proximidades das áreas naturais protegidas, está disponível a opção de almoço no restaurante da Marilene, com custo médio de R$ 25.

O ponto de encontro será na Cachoeira do Espraiado, situada aproximadamente a um quilômetro após o término da linha E-06 (Centro x Espraiado), um ônibus de tarifa zero operado pela Empresa Pública de Transportes (EPT), com saídas da Rodoviária do Povo a cada 40 minutos. Recomenda-se que os participantes levem itens essenciais, como repelente, pelo menos dois litros de água, toalha ou canga, lanche, protetor solar, uma muda de roupa extra e medicamentos pessoais. Além disso, é aconselhável vestir roupas leves, usar boné e calçados com travas. Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Coordenação do Ecoturismo pelo telefone (21) 99744-6410.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo