Notícias de Maricá

Maricá: Cartões do ‘Bolsa Mumbuca’ já serão entregues com valores para os novos beneficiários

A Prefeitura de Maricá incluirá mais de 50 novos mil beneficiários no programa Renda Básica da Cidadania (RBC), que distribui renda há 10 anos a famílias em situação de vulnerabilidade. Os cartões já serão entregues com os valores carregados, lembrando que o valor atual é de R$200 em moeda social Mumbuca por beneficiário.

Agora, para conseguir o benefício, o morador precisa ser inscrito no CadÚnico, cadastro feito por um sistema do Governo Federal, com limitação de renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.

A prefeitura de Maricá definiu que inscritos até o mês de junho receberão os cartões, algo diferente do que o anunciado pelo prefeito no dia 3 de outubro, que informou que inscritos até julho de 2023 fariam parte do Renda Básica da Cidadania (RBC). Na lei, aprovada na Câmara de Vereadores de Maricá, a inclusão dos beneficiários se daria até maio, algo que precisará passar por mudança em nova votação por erro de comunicação entre as secretarias da prefeitura, o que causou indignação em quem ficará de fora.

Agora, não precisará comprovar residência de 3 (três) anos em Maricá, bastando apenas ter o cadastro atualizado no CadÚnico. Segundo informações, o sistema do Governo Federal atualiza a cada 3 meses, algo que poderia fazer uma inclusão automática dos usuários não fosse a chegada do ano eleitoral que se inicia em janeiro de 2024.

Entrega dos cartões

A entrega dos cartões para os novos beneficiários será feito nos dias 2; 3 e 4 de novembro (clique aqui e confira se você foi contemplado preenchendo com seu CPF). No dia da retirada será necessário a apresentação de documento oficial com foto e CPF do beneficiário. Quem não puder comparecer no dia pode entrar em contato com a Secretaria de Economia Solidária, responsável pelo Renda Básica da Cidadania pelo telefone (21) 2637-1639 e com o Banco Mumbuca que intermedia o pagamento pelo telefone (21) 3731-1021.

Dia 2 de novembro (quinta-feira)
9h – pessoas com as letras A e F.
16h – pessoas com as letras C, D, e E.

Dia 3 de novembro (sexta-feira)
9h – pessoas com as letras G, H, I, J e K.
16h – pessoas com as letras L, N, O, P, Q e T.

Dia 4 de novembro (sábado)
8h – pessoas com as letras B, M, U, W, Y e Z.
15h – pessoas com as letras R, S e V.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo