Moeda MumbucaNotícias de Maricá

Mumbuca: Se eu fizer o CadÚnico agora poderei receber? Entenda as datas de corte para novos beneficiários!

Após a notícia de que a prefeitura de Maricá iria incluir mais de 50 mil novos beneficiários no programa Renda Básica de Cidadania – conhecido como Bolsa Mumbuca – através do CadÚnico, moradores antigos e novos correram às unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Maricá para se cadastrarem ou efetuar o recadastramento.

Acontece que, ao anunciar ampliação no Renda Básica de Cidadania (RBC), o prefeito Fabiano Horta deu uma data de corte, que foi o mês de julho de 2023. Ou seja, quem efetuou o cadastro a partir de agosto de 2023 não será incluído neste ano no programa e não receberá os cartões, mesmo que estejam dentro dos critérios do programa, que são: ser morador de Maricá e ter renda familiar de até 3 salários mínimos.

Então, caso você, que está em busca apenas do Renda Básica de Cidadania e ainda não realizou a inscrição no CadÚnico, não precisa correr ao CRAS para fazer o cadastramento agora, a partir de novembro, por exemplo. Não há previsão para a inclusão desses novos inscritos no CadÚnico. Como o ano de 2024 é um ano eleitoral, a Lei proíbe a concessão de novos benefícios sob o risco do prefeito e secretários serem processados por abuso de poder político e econômico. Para os que realizaram o cadastro no CadÚnico até o dia 17 de junho e está dentro das regras do programa tem os cartões liberadores. Clique aqui pra saber pelo seu CPF se você tem direito. Clique aqui pra saber pelo seu CPF se você tem direito.

Para os beneficiários que já recebem o Renda Básica de Cidadania através do Cartão Mumbuca e estão com o cadastro desatualizado, a Lei Municipal Nº 3.391, de 05 de Outubro de 2023 prevê que o cadastro deve ser atualizado até 10 de dezembro de 2023, somente para quem já recebe o RBC através do Cartão Mumbuca.

No ‘Maricá Info’ sempre informamos sobre a inclusão nos programas e auxílios criados pela prefeitura de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo