ItaboraíTransporte

Itaboraí inaugura serviço de ônibus tarifa zero com 14 coletivos

Mais um município do Estado do Rio passa a ter transporte gratuito. Dessa vez, Itaboraí iniciou na sexta-feira (10/11) o seu serviço tarifa zero de transporte de passageiros com 14 coletivos.

Nove anos após Maricá, que também iniciou o serviço com ônibus próprios, Itaboraí terá algumas linhas utilizando a tarifa zero, atendendo inicialmente a uma pequena parte de sua população. 

As primeiras linhas a circularem pelas ruas do município serão as rotas que ligam os bairros Reta Velha-São Joaquim, e Manilha-Itambi. Todo o projeto de elaboração dos ônibus gratuitos foi realizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transporte (SEMTRANS).

Carinhosamente apelidados de “Laranjinhas”, os ônibus gratuitos têm como objetivo principal possibilitar que a população tenha mais deslocamento pelo município. Além disso, a iniciativa busca que os ônibus façam rotas diferentes dos transportes regulares, passando por dentro dos bairros e tornando a locomoção dos moradores mais acessível. Emocionado, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, afirmou que a conquista é a realização de um compromisso firmado com a população de Itaboraí.

“Estou muito feliz, pois hoje é a realização de um sonho. Quando viemos para Itaboraí, nós firmamos compromissos com o nosso povo. E durante as nossas caminhadas pela cidade, vimos muitas coisas que o povo precisava e uma delas era melhorar o transporte, que era sucateado pelas empresas e o nosso povo não merecia isso. Pensando nisso, nós fizemos o projeto de lançar o transporte gratuito para a nossa população, que são os ‘laranjinhas’, e hoje esse projeto sai do papel. É uma emoção muito grande ver tanta gente feliz, gente realizada com essa conquista histórica para o nosso povo”, disse Marcelo Delaroli, acompanhado da esposa, Pâmela Delaroli; do deputado estadual Guilherme Delaroli; do deputado federal Altineu Côrtes; secretários municipais e vereadores.

Vale lembrar que um empecilho para o aumento das linhas municipais tarifa zero em Itaboraí é a própria concessão do transporte público de passageiros na cidade para as empresas privadas, algo como ocorria em Maricá. Desde 2021 que a prefeitura de Maricá decidiu não conceder o transporte público municipal para empresas particulares. Antes de 2021, apenas as linhas da antiga Costa Leste (encampada pela prefeitura) eram operadas pela EPT, enquanto as outras linhas eram operadas pela Viação Nossa Senhora do Amparo, que hora realiza o serviço sendo paga pela Prefeitura e sob bandeira da EPT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo