Notícias de Maricá

Maricá facilita solicitação de medicamentos especiais à Secretaria de Estado

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, implementou um novo procedimento para simplificar a obtenção de medicamentos disponibilizados gratuitamente pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (Riofarmes). O cadastro agora pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no endereço Rua Ary Spindola, 22, no Flamengo. Neste local, serão recebidos os documentos necessários e iniciado o processo de solicitação de medicamentos presentes na lista do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), eliminando a necessidade de deslocamento inicial para outro município.

Após essa etapa, os casos serão encaminhados à equipe do serviço estadual para análise. Caso o cadastro seja aprovado e os medicamentos estejam disponíveis, o usuário será informado para retirá-los no polo de Niterói. Essa é uma medida transitória para simplificar o atendimento à população local, enquanto aguarda-se a futura centralização dos procedimentos de cadastro e distribuição desses medicamentos em um polo da Riofarmes que será inaugurado na cidade.

Érica Amaral, coordenadora de farmácia de Maricá, enfatizou a importância dessa iniciativa para os residentes locais, realçando como faz diferença no acolhimento dos casos.

“Receber os documentos dos pacientes da Riofarmes no município é crucial para agilizar o atendimento, além de estarmos trabalhando para a inauguração de um polo local. Esse procedimento otimiza o fluxo de informações e também traz mais comodidade aos moradores, garantindo que seus registros estejam prontos para um acolhimento qualificado. Essa ação representa o início de um novo momento e assegura a assistência farmacêutica e o cuidado efetivo”, afirmou.


Para iniciar o processo de solicitação de medicamentos de alto custo do CEAF, o paciente (ou responsável) precisa apresentar os seguintes documentos originais e suas cópias: Cartão Nacional de Saúde (CNS), identidade, CPF e comprovante de residência. Além disso, é necessário possuir a seguinte documentação médica: Laudo de Solicitação de Medicamentos (LME), prescrição médica preenchida com a denominação comum brasileira, documentos exigidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, receita médica em duas vias com o nome genérico do princípio ativo, emitida em menos de 90 dias, laudo médico detalhado do quadro clínico emitido em menos de 90 dias, exames laboratoriais e de imagem conforme critérios de inclusão, entre outros documentos que podem ser solicitados.

Para facilitar esse novo procedimento, profissionais da assistência farmacêutica de Maricá participaram de um treinamento com representantes do CEAF de Niterói no dia 11 de novembro. Esse treinamento marcou o início da análise local dos documentos dos pacientes e simbolizou o desenvolvimento do polo da Riofarmes na cidade, tornando mais acessível o fornecimento de medicações para os moradores que dependem da Secretaria de Estado de Saúde.





Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo