Notícias de Maricá

Maricá entrega 853 certificados para alunos do programa de qualificação

No sábado passado (02/12), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho e do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), concedeu 853 certificados de conclusão de cursos aos alunos do 5º ciclo do Qualifica Maricá. A cerimônia, realizada em parceria com o Instituto Brasil Social (IBS), teve lugar no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, localizado no Centro da cidade.

O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, enfatizou que o Qualifica Maricá oferece capacitação para os alunos competirem e preencherem vagas de emprego.

“Tenho ido nos cursos acompanhar passo a passo e posso afirmar que eles saem prontos para o mercado. Escuto diversos depoimentos de pessoas que melhoraram a sua autoestima. Estamos estudando caminhos para que a gente complete o ciclo, colocando essa galera no mercado de trabalho em Maricá, já que estão prontos e aptos para ocupar qualquer cargo dentro das qualificações que adquiriram. Essa é a nossa meta e é isso que vamos fazer no ano que vem”, adiantou Bambam.

Presidente do ICTIM, Claudio Gimenez, destacou a participação da população nos ciclos do Qualifica Maricá. “Nossa expectativa é de mantermos o que já estamos fazendo com esses cursos e procurarmos novas formações para atender a demanda e facilitar a colocação desse aluno no mercado de trabalho. Estamos preparando o calendário 2024, revendo algumas datas sazonais para disponibilizar os cursos.

Gimenez ressaltou que, caso o aluno não tenha sido sorteado num primeiro momento, ele ainda tem a disponibilidade e a possibilidade de entrar no curso por meio das vagas ociosas. “Então, que ele não desista, continue acompanhando, porque com certeza vai cursar o que deseja junto ao Qualifica Maricá”, declarou.

Em seu lançamento em 2022, o Qualifica Maricá abriu 7.500 vagas distribuídas ao longo de seis ciclos, estando o último atualmente em curso. Ao todo, registrou-se um total de 31.751 inscritos.

Os cursos oferecidos incluem uma variedade de opções, como assistente de planejamento, programação e controle de produção; camareira em meios de hospedagem; eletricista instalador predial; formação inicial em gesseiro (drywall); instalador hidráulico residencial; mecânico de motocicleta; desenhista de produtos gráficos web; pedreiro de alvenaria; mecânico de refrigeração e climatização residencial; e instalador de sistemas eletrônicos de segurança. Essas capacitações são realizadas em cinco polos localizados em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Condado e Ponta Negra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo