Notícias de Maricá

Prefeito de Maricá anuncia série de medidas para melhorar o trânsito do Centro

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, revelou um conjunto de planos para aprimorar a circulação no Centro da cidade, anunciando obras e ajustes nas ruas. A Praça Conselheiro Macedo Soares, também conhecida como Praça do Turismo, será o ponto inicial das intervenções, programadas para começar em 2 de janeiro de 2024. Essas mudanças no trânsito serão implementadas de maneira progressiva ao longo de oito meses, visando minimizar os transtornos para os cidadãos, inclusive com trabalhos noturnos para reduzir impactos.

Entre as alterações previstas estão a remoção da rotatória de acesso ao bairro Mumbuca, modificações no sentido de tráfego das ruas Athaíde Parreiras e Senador Macedo Soares (conhecida como Rua do Bradesco), além da criação de eixos binários nas ruas Domício da Gama, Barão de Inoã, Avenida Nossa Senhora do Amparo e Vereador Francisco Sabino da Costa.

O prefeito explicou que o projeto foi desenvolvido utilizando modelagens matemáticas e softwares para otimizar o fluxo de veículos. Ele ressaltou a importância das mudanças para solucionar problemas de trânsito na região central, pedindo a compreensão da população durante o período de intervenções.

“Achamos os melhores caminhos e essa rotatória [da Mumbuca] hoje, que gera uma grande zona de conflito, vai ser completamente semaforizada e com sentidos novos”, disse o prefeito, que solicitou a compreensão da população no período de intervenções.

“Queria pedir muito a compreensão de vocês. Maricá tem crescido, o trânsito é cada vez mais caótico, mas, ao longo deste ano, trabalhamos muito para que pudéssemos construir uma solução definitiva para o Centro da cidade ter fluência, ter diálogo entre bicicleta, pedestre e automóveis e vamos começar esse plano agora no dia 2 de janeiro”, pontuou.

O secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, destacou um estudo de mobilidade que considerou um aumento previsto de 20% na quantidade de veículos na cidade.

“Essa contagem foi feita com uma expectativa de 20% a mais da quantidade de veículos do que existente na cidade. Então, mesmo com todo esse aumento do número de automóveis, vimos que o resultado foi positivo com o trânsito fluindo”, afirmou.

Adicionalmente, foi mencionado que os semáforos para pedestres serão ajustados para proporcionar um tempo de travessia sem a necessidade de intervenção de orientadores, o que beneficiará a fluidez do trânsito. O secretário enfatizou a importância do faseamento da obra para alcançar um resultado positivo para o município.

Além disso, Marcinho da Construção adiantou que os semáforos para pedestres serão temporizados. “Agora o pedestre vai ter o seu tempo de travessia no semáforo, sem haver a necessidade do orientador parar o trânsito, o que acaba atrapalhando a fluidez. O tempo de espera do pedestre é importante e todo esse faseamento da obra vai ser necessário, mas o resultado vai ser muito bom para o município”, declarou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo