Notícias de Maricá

Maricá inicia atividades da colônia de férias gratuita

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Maricá deu início, em 09/01, ao projeto piloto “Brincando e Educando nas Férias em Maricá”. Esse programa envolverá 70 alunos da Escola Municipal Carlos Manoel Costa Lima, em Itaipuaçu, oferecendo atividades recreativas e passeios por pontos turísticos da cidade até 19/01. Além da Educação, o programa conta com a colaboração das secretarias de Assistência Social, Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Saúde, Esporte e Lazer, Proteção e Defesa Civil, Cultura, Cidade Sustentável, e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A abertura ocorreu na fazenda pública Joaquin Piñero, onde as crianças exploraram a horta comunitária em parceria com o projeto Cooperar e participaram de atividades recreativas na sede, acompanhadas por profissionais de educação física da Secretaria de Esporte e Lazer e agentes da Defesa Civil. Além das brincadeiras, as crianças desfrutaram de café da manhã e almoço.

A primeira-dama da cidade, Rosana Horta, madrinha do projeto, expressou seu desejo de que as crianças aproveitem ao máximo esses nove dias. “Quero que as crianças aproveitem esses nove dias porque, quando pensamos em férias, precisamos olhar para as crianças que não conhecem Maricá, a cidade em que vivem. Ouvi alunos aqui que perguntaram para as professoras se iríamos passar de Inoã. Ou seja, numa clara indicação de que não conhecem o centro da cidade”, contou Rosana. 

Maxwell Guerra, subsecretário de administração da Secretaria de Educação, mencionou que as crianças farão um tour para conhecer as principais atrações e aparelhos públicos da cidade. “Vamos visitar todos os pontos turísticos de Maricá, vamos levar as crianças para terem contato com alguns programas esportivos e culturais que a cidade desenvolve como o Maricá+Esporte, Maricá das Artes, Cine Henfil. Enfim, será uma colônia de férias para eles saírem com uma carga cultural e educacional muito maior do que entraram e o intuito é justamente esse”, afirmou.

Mariana Príncipe, secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, adiantou que a programação inclui visitas aos equipamentos da secretaria, proporcionando experiências como conhecer a Praça Agroecológica de Araçatiba e a fábrica de desidratados.

“É muito gratificante estar recebendo essas crianças aqui, dar oportunidade de conhecerem a fazenda, o bairro Espraiado, de terem o contato com a terra, nadar na piscina um pouquinho e aproveitar o espaço. Eles também irão conhecer a Praça Agroecológica de Araçatiba, a nossa fábrica de desidratados, entender como os alimentos que eles comem chegam até a mesa”, disse Mariana.


A programação continua até 19/01, com atividades como visitas à escola de equitação Horse Center no Espraiado, trilhas, banhos de cachoeira, idas à sede da fábrica de desidratados, passeios na praia de Itaipuaçu, participação no Sesc Verão no Parque Nanci, visita ao farol de Ponta Negra, arena de handebol na Barra de Maricá, estádio de futebol de Cordeirinho, e outras localidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo