Notícias de Maricá

Prazo para emissão e regularização do título de eleitor vai até maio

Cidadãos que planejam votar nas eleições municipais de outubro devem agir rapidamente, pois têm menos de quatro meses para adquirir o primeiro título de eleitor ou regularizar sua documentação. A partir de 8 de maio, o cadastro eleitoral será encerrado, impedindo qualquer modificação nos registros eleitorais.

O prazo estabelecido aplica-se aos jovens a partir de 16 anos que desejam votar pela primeira vez e aos eleitores em situação irregular devido à ausência em três eleições consecutivas, sem justificativa.

A regularização pode ser realizada acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e utilizando as opções disponíveis. Para verificar a situação da inscrição eleitoral, basta inserir o número do CPF.

A obtenção da primeira via do título de eleitor pode ser feita selecionando a opção “título eleitoral” e seguindo as instruções fornecidas pelo atendimento eletrônico.

No primeiro turno, agendado para 6 de outubro, os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas urnas. O segundo turno, marcado para 27 de outubro, ocorrerá em municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer na primeira rodada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo