Notícias de Maricá

Maricá (RJ) se destaca em relação à ampliação de usinas solares

Em um levantamento feito recentemente pela Firjan em relação quantitativo de usinas solares no Estado do Rio, o município de Maricá se destacou em relação às outras cidades, ficando atrás apenas da capital, de Niterói e de Campos dos Goytacazes.

Maricá, com seus 362 km², tem muitas áreas varias, o que gera uma oportunidade para implementar esse tipo de geração que tem crescido muitos nos últimos anos devido à redução do preço dos equipamentos.

De acordo com o Atlas Solarimétrico do Estado do Rio, um estudo conduzido pelo Governo Estadual que analisou dados de incidência solar em toda a região, as áreas Norte e Noroeste destacam-se como aquelas que apresentam os maiores índices de radiação solar no estado. A média anual de irradiação solar global no estado varia de 1.460 a 2.010 kWh/m², superando, por exemplo, os níveis da Alemanha, líder mundial na implementação de sistemas fotovoltaicos, cujo índice médio é de 1.700 kWh/m².

Segundo o estudo da Firjan, o estado do Rio continua tendo, disparado, a maior tarifa de energia elétrica para o setor industrial entre todos os estados da federação. Segundo dados da ANEEL para o último ano, são, em média, R$ 1.035,11 por hora de megawatt (MWh), enquanto o segundo lugar, por exemplo, que é Mato Grosso, possui uma tarifa média de R$ 925,52 por MWh.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo