Vereadores de Maricá formalizam pedido de cassação de Ricardinho Netuno
Os vereadores Igor Corrêa (PCdoB), Hadesh (PT), Dr. Felipe Auni (PSD), Cemar (Avante) e Xandi de Bambuí (PCdoB) apresentaram, nesta sexta-feira (19), uma solicitação para a cassação do mandato de Ricardinho Netuno (REP), sob a alegação de quebra de decoro parlamentar.
O requerimento tem como fundamento um vídeo divulgado por Netuno, no qual o vereador exibe partes de uma aula de uma oficina e declara que “a Prefeitura de Maricá está ensinando ‘macumba’ para as crianças em cursos e escolas municipais (sic)”.
Segundo a representação, Netuno estaria se valendo da condição de vereador, “em especial da projeção que o mandato lhe concede para, de maneira criminosa, praticar crimes de racismo religioso e exposição indevida e sem autorização de imagens de menores de idade”.
Para os parlamentares, Ricardinho Netuno estaria tentando retratar as religiões de Matrizes Africanas como algo prejudicial e que precisa ser combatido, caracterizando uma “verdadeira luta do bem contra o mal”, de acordo com o requerimento. Os vereadores consideram essa prática uma “afronta ao comportamento compatível com o decoro parlamentar”.
É relevante mencionar que a 82ª DP – Maricá e a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) estão conduzindo uma investigação sobre Netuno por alegado crime de intolerância religiosa. No pedido de cassação, Igor, Hadesh, Auni, Cemar e Xandi afirmam que, se o vereador opositor não for punido, “todos os vereadores ficarão marcados pela conivência com a prática de crimes”.