CiênciaEconomiaNotícias de MaricáTecnologia

Maricá assina Memorando de Entendimento com cidade da China

Nesta terça-feira, 23 de janeiro, a Prefeitura de Maricá formalizou o Memorando de Entendimento sobre Amizade e Cooperação com a cidade de Jiagmen, na China. O acordo, assinado no Paço Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, e autoridades chinesas do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, estabelece uma parceria abrangente nas áreas de ciência e tecnologia, turismo, setor industrial, educação e cultura.

A cerimônia, conduzida virtualmente, contou com a participação da cônsul geral da China, Tian Min, do cônsul comercial, Xu Yuasheng, do diretor do departamento de Relações Exteriores de Jiagmen, Zhao Xiaobin, do membro do consulado, Duan Yunxuan, do CEO da China Mobile, Zhanshuo, do CEO da CITIC, Ma Xuefeng, da assessora do Ministério de Relações Exteriores de Jiagmen, Gan Yanyan, do pesquisador da COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ailton Gouveia, além de autoridades locais.

Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou a escolha de Jiagmen devido às suas semelhanças com Maricá e ao estágio avançado de consolidação nas áreas industrial, tecnológica e turística.

“Maricá tem uma vocação turística já presente na sua história, mas busca se consolidar com uma cidade que cada vez tenha arranjos produtivos locais fortes, perenes nessa área industrial, na área de ciência e tecnologia. É muito importante quando é assinado um memorando dessa natureza, fazendo com que as duas cidades tentem se cooperar, ter ajuda mútua, troca de experiências, intercâmbio de informações. Sem sombra de dúvidas, isso vai desaguar em uma série de outras parcerias mais concretas, boas tanto para Maricá, quanto para a Jiangmen”, disse.

A cônsul geral Tian Min expressou sua confiança de que essa colaboração resultará em benefícios mútuos, ressaltando a importância do ano atual, que marca o 50º aniversário das relações diplomáticas entre China e Brasil.

“Faz 50 anos das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. É um ano muito importante para as relações bilaterais. Tenho muito prazer de testemunhar uma parceria entre as cidades para estabelecer este tipo de relação de cooperação e amizade, assinando um memorando de entendimento. E isto faz vai ser um bom começo para celebrar relações bilaterais, que é muito importante. Espero que essa assinatura de memorando de entendimento impulsione ainda mais as relações entre os dois países, como também entre as duas cidades”, pontuou.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo