Notícias de Maricá

Defesa Civil de Maricá realizou mais de 150 mil ações de prevenção a afogamentos em 2023

No decorrer de 2023, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, executou um total de 153.331 ações preventivas contra afogamentos, além de efetuar 712 resgates ao longo de toda a extensão da orla, abrangendo desde Itaipuaçu até Jaconé. As áreas com maior concentração de salvamentos e atividades preventivas foram identificadas em Itaipuaçu, Barra de Maricá e Ponta Negra.

As equipes operaram não apenas nas praias principais, mas também em Jaconé, Cordeirinho e Guaratiba, além de postos fixos, utilizando quadriciclos e contando com o apoio do Grupamento de Suporte Avançado de Prevenção e Resgate, cujo trabalho nas areias visou reduzir os tempos de resposta.

A implementação de tendas operacionais nas Praias do Recanto (Itaipuaçu) e de Ponta Negra desempenhou um papel crucial no êxito das ações preventivas. Em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, foram identificadas 8.972 crianças com pulseiras nas praias do município, prevenindo possíveis extravios de seus pais ou responsáveis.

No âmbito das vistorias, os profissionais da Defesa Civil conduziram 2.227 avaliações, abrangendo 607 casos de riscos estruturais, 366 de riscos geológicos e 333 de riscos hidrológicos, além de 921 vistorias prévias de caráter emergencial, realizadas pelos agentes no Centro de Operações 24h.

O serviço meteorológico elaborou 38.050 boletins, informes e monitoramentos meteorológicos. Enquanto isso, o grupamento de combate a incêndios em vegetação rasteira realizou 1.770 rondas e atendeu a 428 ocorrências nos quatro distritos.

O Secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt, compartilhou suas observações sobre os resultados obtidos ao longo do ano.

“Ampliamos os postos de salvamento para 32, tivemos duas embarcações na Orla Zé Garoto e na Lagoa de Guarapina com acesso ao mar, para fazer socorros com rapidez, três viaturas do suporte nas areias e o aumento do efetivo com a última turma, com mais 40 guarda-vidas, que já estão trabalhando finais de semana na orla. A Defesa Civil está atenta realizando prevenção e salvamento em toda a orla de Maricá. Os 46 km de orla do nosso município estão seguros pelos nossos guarda-vidas”, destacou.






Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo