Notícias de Maricá

Maricá demole mais oito imóveis em bairro da região central

A equipe especializada em demolições da Prefeitura de Maricá, conhecida como Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), voltou à área das margens do rio Mumbuca, localizado no bairro de mesmo nome, nesta quarta-feira (07/02), para remover mais oito imóveis irregulares ao longo da Rua Rinalda Rodrigues da Silva. Essas ações tiveram início em julho de 2023, em resposta a uma solicitação do Ministério Público Estadual para desocupação desses imóveis.

O propósito é realizar a conexão com a Rua 22 de Novembro, situada adjacente, e melhorar o trecho marginal, incluindo a instalação de enrocamento de pedras nas margens, semelhante ao realizado entre os bairros Pedreiras e Parque da Cidade.

Todas as famílias residentes nessa área já foram realocadas e estão recebendo auxílio aluguel. Aquelas que permanecem em outras habitações ainda no local estão sendo registradas pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos para posterior realocação com os mesmos benefícios.

Ações de Fiscalização do GATED

Esta foi a quarta intervenção realizada em 2024 pelo GATED, que realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para garantir a eficácia das operações. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá tem intensificado as ações desse grupo, estabelecido em 30 de novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777, visando evitar construções irregulares em áreas públicas.

O GATED é composto pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública, Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social; pela Procuradoria Geral do Município; pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar); e pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). As denúncias de irregularidades podem ser feitas pelos números de telefone/WhatsApp 96812-2421 (núcleo Centro) e 97259-9213 (núcleo Itaipuaçu).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo