Notícias de Maricá

Maricá ganha campus de universidade federal

Maricá está prestes a receber um campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), resultado de uma parceria entre a instituição e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A oferta de cursos técnicos e programas de mestrado na cidade é o resultado de uma colaboração entre as duas entidades, que já estão envolvidas em projetos como o Inova Agroecologia Maricá e a Farmacopeia Mari’ká.

“O campus Avançado de Inovação Tecnológica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro será implantado na Fazenda Nossa Senhora do Amparo, uma propriedade da Codemar onde já é desenvolvida pesquisa e cultivo de plantas medicinais no projeto Farmacopeia Mari’ká”, explicou o professor João Araújo, responsável pelo projeto.


Na fazenda, serão construídos pelo menos quatro laboratórios especializados em fitoterápicos, inovação, insumos farmacêuticos ativos e controle de qualidade, além de salas de aula. O local receberá alunos de cursos de graduação técnica e também de mestrado em agricultura orgânica.

A Fazenda Nossa Senhora do Amparo, localizada no bairro do Caju, possui campos de cultivo, viveiros de mudas e estufas automatizadas onde são cultivadas as plantas medicinais utilizadas no projeto Farmacopeia Mari’ká. O programa tem como objetivo promover o uso de fitoterápicos na rede SUS de Maricá e também abrir portas para novas oportunidades de negócios na cidade, como fornecimento de insumos para a indústria farmacêutica e de cosméticos.

Para garantir a produção de plantas medicinais de qualidade, o cultivo precisa ser completamente orgânico, sem o uso de agrotóxicos ou outras substâncias que possam contaminar os medicamentos. A Fazenda Nossa Senhora do Amparo foi a primeira da cidade a obter certificação orgânica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo