ItaipuaçuNotícias de MaricáSaúde

Polo de atendimento à dengue inicia os atendimentos em Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (04/03) o segundo centro de atendimento à dengue na cidade, situado na Rua Van Lerbergue (antiga 34), próximo à Rua Elisa Vieira Veras (antiga 52), no Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu. O espaço está operacional todos os dias, das 8h às 20h, e compreende áreas de atendimento para adultos e crianças, salas de triagem, consultórios médicos, 30 estações de hidratação, farmácia e instalações administrativas. O centro do Centro continua em funcionamento regular, atendendo nos mesmos dias e horários na Rua Álvares de Castro, 337, em frente à sede da Prefeitura.

A tenda de hidratação de Itaipuaçu tem capacidade para realizar cerca de 300 atendimentos diários. O local destina-se a pacientes com sintomas suspeitos de dengue, tais como febre alta persistente (a partir de 39ºC) acompanhada de dor de cabeça ou no corpo, dor atrás dos olhos, surgimento de manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos, além de sangramento nasal, gengival e presença de sangue nas fezes ou urina. Pessoas com sintomas de gripe não serão atendidas no local e serão encaminhadas para unidades de saúde da região.

Polos oferecem atendimento especializado

Nos polos de atendimento à dengue de Itaipuaçu e do Centro, os pacientes têm acesso a atendimento médico, cadeiras específicas para hidratação, realização de exames que contribuem para diagnóstico preciso, além da dispensação de medicamentos prescritos em uma farmácia própria.

Juliana Nogueira, secretária de Saúde interina, destacou que a inauguração deste polo em Itaipuaçu traz inúmeros benefícios no atendimento de casos suspeitos ou confirmados localizados nos terceiro e quarto distritos.

“Esses polos são estruturas de saúde preparadas para lidar com a doença, diagnosticar casos, realizar tratamentos adequados e orientar a população sobre medidas de prevenção. Nosso objetivo foi aproximar a população desses locais, por isso escolhemos locais estratégicos, como o Centro e Itaipuaçu, que concentram maior parte da população de Maricá. Agora temos duas unidades especializadas para oferecer assistência médica e cuidados específicos para pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de dengue”, destacou.

É importante ressaltar que pacientes com casos suspeitos da doença devem procurar a tenda mais próxima para receber atendimento, evitando aglomerações em outros serviços de saúde. Quando identificado um quadro mais grave, o paciente será encaminhado ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal ou outra unidade de Urgência e Emergência de retaguarda.

Além disso, é necessário lembrar que tosse, coriza e dor de garganta são sintomas gripais e pacientes apenas com essas características não serão atendidos nos polos exclusivos para a dengue. Nessas situações, a população deve se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência e, em casos mais graves, a uma das seguintes unidades de Urgência e Emergência: Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) Santa Rita, em Itaipuaçu.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo