Notícias de MaricáPolítica

Maricá carece de representatividade feminina na Câmara de Vereadores, composta atualmente somente por homens

O parlamento municipal em Maricá (RJ), atualmente formado em sua totalidade por homens, carece de representatividade feminina. O ‘Maricá Info’ levantou os dados mais recentes do eleitorado, mostrando que, apesar das mulheres serem a maioria da população e dos votantes da cidade, nenhuma delas ocupa um cargo no legislativo, representando o povo.

Os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro mostram que Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tem 160 mil eleitores e 54% é do sexo feminino, representando 86 mil votos.

Apesar de tantos mulheres votantes, nenhuma delas foi eleita nas últimas eleições para exercer um cargo no legislativo, formato atualmente por 17 vereadores do sexo masculino. Esse cenário poderá mudar, já que o número de cadeiras na Câmara de Vereadores aumentará para 21 vagas.

Nomes como os das Secretárias Adriana Costa; Andrea Cunha e da presidente da Sanemar Rita Rocha deverão disputar uma das vagas. Há também, outros nomes que podem despontar mas que ainda não exercem funções públicas de destaque como estar. Andrea Cunha, por exemplo, chegou a exercer o cargo de vereadora por um breve período de tempo já que é suplente do seu partido.

Enquanto não há uma mobilização em torno do eleitorado feminino, os votos poderão continuar elegendo quem, por muitas vezes, não as representa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo