Notícias de MaricáPolicial

Operação da Enel em parceria com a Polícia Civil identifica mais de 300 pontos de furto de energia em Maricá

Durante a semana passada, o projeto Energia Legal, conduzido pela Enel Distribuição Rio em parceria com a Polícia Civil em Maricá, revelou 317 irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residências. As inspeções, que contaram com a colaboração da Polícia Civil, resultaram em uma ocorrência policial relacionada ao consumo irregular de energia, como ligação direta na rede da distribuidora sem passar pelo medidor.

Além das inspeções, o Energia Legal ofereceu atendimento móvel a 155 clientes, permitindo que solicitassem serviços como segunda via de conta e troca de titularidade. Houve também oito negociações de dívidas, possibilitando aos clientes regularizarem seus débitos. A iniciativa incluiu o sorteio de 15 geladeiras mais eficientes para os moradores, com 120 pessoas participando do sorteio.

Desde o final de 2019, o projeto, em sua 58ª edição, identificou cerca de 23,9 mil casos de furto de energia, com 92% ocorrendo em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou. Irapuã Prates, responsável pelas Operações de Perdas da Enel Rio, destacou a importância do trabalho integrado entre a empresa e a Polícia Civil para combater essas práticas ilegais, ressaltando os benefícios para a empresa e para os clientes.
Além de constituir um crime sujeito a uma pena de até oito anos de reclusão, as conexões elétricas irregulares têm um impacto adverso na qualidade do serviço oferecido, afetando todos os consumidores da concessionária. Isso se traduz em um aumento no número de interrupções e, por vezes, dificuldade no restabelecimento do fornecimento de energia. Segundo as estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em aproximadamente 5%.

A prática conhecida como “gato” apresenta sérios riscos tanto para os perpetradores quanto para a população em geral. Manipular um medidor de energia sem autorização ou realizar ligações diretas na rede elétrica pode resultar em choques elétricos e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar casos de furto de energia, é possível acessar o aplicativo da Enel Rio ou ligar para o número 0800 280 0120, e não é necessário se identificar.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo