Notícias de Maricá

Passaporte Universitário de Maricá completa cinco anos com mais de 2,5 mil formados

A Prefeitura de Maricá celebrou um marco significativo em 2024: o programa Passaporte Universitário completou cinco anos, proporcionando 10.445 bolsas de estudo integrais para o ensino superior em universidades privadas. Durante esse período, 2.515 alunos se formaram em cursos de graduação e pós-graduação. Para comemorar esse sucesso, a prefeitura organizou um show especial do cantor Diogo Nogueira, reunindo os alunos formados em um espaço montado em Araçatiba.

Desde o seu lançamento em 2019, o programa é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação. Em fevereiro de 2024, foram concedidas 2.070 bolsas para várias graduações, e mais 1000 bolsas de estudos serão distribuídas no primeiro semestre deste ano para estudantes em cursos de pós-graduação, como especialização, MBA, mestrado e doutorado.

O prefeito Fabiano Horta destacou que o Passaporte Universitário nasceu para afirmar um direito, um valor fundamental de oportunizar a cada jovem da cidade de Maricá a sonhar com sua vocação. Segundo ele, a prefeitura construiu ao longo de sete anos um Fundo Soberano com aporte financeiro, que deve chegar ao final deste ano a R$ 3 bilhões, para a permanência de todas as politicas sociais, dentre elas o Passaporte Universitário.

“O Passaporte Universitário atrai para Maricá o polo de ensino, ou seja, as universidades se instalam aqui. Durante cinco anos que a gente tem visto é que o imaginário dos alunos na nossa rede de ensino olhando o Passaporte Universitário com a possibilidade concreta de virar professor, médico, um conjunto de profissões que tem a ver com a vocação de cada um”, afirmou Fabiano.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, celebrou a conquista dos beneficiários do programa, enfatizando que o Passaporte Universitário foi criado para mudar a realidade da população de Maricá, oferecendo acesso ao ensino superior, algo que anteriormente não estava disponível para muitos.

“Hoje vocês estão aqui para celebrar um programa feito para transformar vidas. O prefeito Fabiano Horta criou junto comigo o Passaporte Universitário para dar o que a nossa gente não tinha, que é o ensino superior”, declarou Adriana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo