Notícias de Maricá

Maricá assina memorando que poderá permitir instalação de fábrica de ônibus movido à hidrogênio

Na quarta-feira (27/3), a Prefeitura de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, assinou um memorando de entendimento com empresas privadas do Brasil e da França interessadas na fabricação de ônibus híbridos elétrico-hidrogênio, com desenvolvimento e financiamento proporcionados pelo município.

O acordo foi estabelecido com a empresa francesa HYFIT e a brasileira Ydrogênio durante o 8º Fórum Econômico Brasil-França. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contando com a presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e empresários de ambos os países.

“O que assinamos aqui na Fiesp é mais um passo para que nasça a fábrica de ônibus em Maricá contando com o trabalho em conjunto entre poder público, ciência brasileira e a iniciativa privada. O hidrogênio será um vetor fundamental da economia local e tem potencial para ser um exemplo a ser seguido no país”, disse Igor Sardinha, secretário de desenvolvimento econômico de Maricá.

A prefeitura tem investido em pesquisas sobre ônibus híbridos elétrico-hidrogênio para aplicação no transporte público urbano e almeja substituir completamente a frota municipal até 2038. Contudo, até o momento, os protótipos desses veículos só foram apresentados em eventos municipais, não estando em fase de testes na cidade, uma vez que ainda não existe infraestrutura adequada, como pontos de abastecimento.

Leia também:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo