Notícias de MaricáSaúde

Maricá inaugura base do SAMU em Ponta Negra

A Secretaria de Saúde de Maricá inaugurou na manhã deste sábado (06/04) a Base Descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Ponta Negra. O segundo distrito de Maricá é o que mais carece de serviços públicos, principalmente de saúde, já que não conta com nenhum atendimento de emergência.

Há cerca sete meses a prefeitura de Maricá inaugurou um novo posto, localizado quase debaixo da Ponte Senador Paulo Duque. E somente hoje, durante seu discurso, que o prefeito anunciou a implementação de uma UPAm (Unidade de Pronto Atendimento Municipal) no distrito, luta dos moradores e cobrança aqui do Maricá Info há anos, afinal, Ponta Negra viu a configuração de seu povoado mudar, saindo de um local de dormitório e essencialmente focado no turismo para muitas residências permanentes, fazendo a demanda por serviços – públicos e privados – disparar.

O presidente da Câmara de Maricá, vereador Aldair de Linda, falou sobre a importância do tempo de resposta no socorro. Enquanto uma ambulância sai da base do Centro para vir atender aqui, fica desguarnecida o Centro de Maricá. Aqui essa base vai atender Espraiado, Guaratiba, Cordeirinho, vai atender toda essa área de praia.” Comentou.

Para a Secretária de Saúde Juliana Nogueira, a inauração da base descentralizada de Ponta Negra é uma conquista da população. “Esse dia dia é história para Maricá, para Ponta Negra que, historicamente tem uma vivência e uma relação com o Serviço Móvel de Atendimento, o SAMU 192 é um marco para esse bairro.” Disse.

O prefeito Fabiano Horta reconheceu a defasagem histórica com a região, que ainda não tem um atendimento 24 horas de portas abertas como tem no Centro, Inoã e Itaipuaçu, mas garantiu que até o fim de seu mandato, entregará a UPAm (Unidade de Pronto Atendimento Municipal) para Ponta Negra. “Hoje a gente inaugura um aparelho que é muito mais do que uma ambulância, um lugar físico, é muito mais do que tudo isso.” Comentou o prefeito.

A base Descentralizada do SAMU 192 em Ponta Negra tem capacidade para duas ambulâncias, que irão levar mais agilidade e eficiência aos atendimentos de urgência do segundo distrito da cidade. São veículos de suporte básico e intermediários que irão atender aos chamados através do telefone 192 do SAMU. São 35 profissionais ao mês nessa unidade. As outras duas unidades ficam localizadas no Centro (Anexo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal) e outra unidade em Itaipuaçu (Próximo ao Centro comercial do Barroco).

Confira no vídeo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo