Notícias de MaricáSaúde

Maricá adquire novas vans para transporte de pacientes em tratamento fora do município

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar), adquiriu cinco novas vans climatizadas para o transporte de pacientes que realizam tratamento em outros municípios, representando um aumento de 150%. Esse número é mais do que o dobro do anterior, que contava com apenas dois veículos para este serviço. Agora, são quatro vans convencionais e uma adaptada para atender às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando conforto e deslocamento de qualidade para consultas, exames e procedimentos agendados pela Central de Regulação.

Em breve, mais dois veículos adaptados serão recebidos e integrarão a frota. Atualmente, cerca de 84 pacientes são transportados diariamente para realizar diversos procedimentos em unidades de referência de cidades vizinhas, como diálise, radioterapia, quimioterapia, reabilitação motora, entre outros. As vans têm capacidade de funcionar 24 horas por dia, atendendo às demandas identificadas.

Pacientes com procedimentos agendados em outros municípios e que desejam utilizar esse transporte podem fazer a solicitação levando o pedido da unidade de saúde e documento de identidade até o endereço Rua Domício da Gama, 433, Centro, em um contêiner próximo à área das ambulâncias do Hospital Municipal Conde Modesto Leal.

Esses veículos são essenciais para promover o bem-estar da população, possibilitando o deslocamento gratuito para procedimentos em cidades distantes, muitas vezes sem transporte coletivo direto com Maricá. Isso facilita o acesso aos serviços de saúde, permitindo o deslocamento em horários normalmente inviáveis para transporte particular, além de garantir a chegada segura e pontual ao local de atendimento, evitando faltas.

Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, enfatizou o papel crucial dos novos veículos no cuidado à população, atendendo às demandas e promovendo o acesso à saúde de forma eficaz.

“Identificamos uma demanda crescente por transporte para atendimentos fora do município e, com isso em vista, nos esforçamos para ampliar a frota de forma quantitativa e qualitativa. Cinco novas vans já estão em operação e permitem que os moradores cheguem aos locais com tranquilidade, garantindo o acesso e a realização de tratamentos importantes, que muitas vezes são delicados. Esse é um avanço essencial e faz parte dos nossos investimentos contínuos na requalificação da rede”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo