EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá inicia preparatório gratuito para o Enem em quatro polos

Nesta terça-feira (09/04), a Prefeitura de Maricá deu início às aulas do curso Pré-Enem Popular Iara Iavelberg 2024, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Educação com duas mil vagas disponíveis. As aulas foram realizadas simultaneamente em quatro polos: Centro, no Colégio Carlos Magno Legentil; Inoã, no Colégio Aniceto Elias; Itaipuaçu, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola; e São José, no Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva. O curso está programado para encerrar em janeiro de 2025.

O fundador e coordenador pedagógico, Wiliam Campos, está confiante de que esta edição será a de maior índice de aprovação até o momento.

“Tenho muito a agradecer a cidade. Moro há 20 anos em Maricá e consegui concluir o Ensino Fundamental e Médio. De onde em vim, em Caxias, na Baixada Fluminense, não conseguia terminar meus estudos e agora estou tentando entrar em uma faculdade. Já participei do Sou+PU, mas, por causa de apenas um ponto em matemática, não consegui entrar para a faculdade de Maricá pelo programa Passaporte Universitário. A expectativa é grande. Estou desde cedo preparando o material para ir para a aula. Isso é muito bom e gratificante”, disse Campos.

O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg está disponível para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, assim como para aqueles que já concluíram o ensino médio, jovens e adultos de todas as idades interessados em se preparar para o Enem.

Este curso oferece vantagens exclusivas, incluindo turmas especiais, instrutores dedicados à redação, prática quinzenal de redação, simulados no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acompanhamento pedagógico personalizado. Além disso, o projeto inclui gravações de aulas no YouTube, atendimento individualizado da equipe gestora e professores qualificados para esclarecer todas as dúvidas.

Para este ano, houve a convocação dos pais, mães e responsáveis para participarem de palestras exclusivas, visando ajudá-los a compreender melhor as provas atuais e como apoiar os estudantes.

Entre os dias 1º e 08 de abril, foram realizadas entrevistas pedagógicas pela primeira vez em dois locais da cidade, onde os alunos selecionaram as três matérias nas quais tinham mais dificuldade.

Durante as entrevistas, os interessados doaram voluntariamente alimentos não perecíveis e apresentaram documentos de identificação e comprovantes de residência. No total, mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada e será distribuída para instituições sociais, como o Lar de Idosos em Maricá, o Lar dos Pequeninos e a Ong Vicente Moretti, no Rio de Janeiro, além da comunidade do Salgueiro.

O Pré-Enem Popular Iara Iavelberg foi lançado em 2016, com 41 aprovações. Em 2017, o número de aprovações subiu para 112, alcançando 128 aprovações em 2018 e mais de 200 em 2019. Apenas com o programa Passaporte Universitário, que oferece acesso gratuito ao ensino superior, foram registradas 167 aprovações.

Neste ano, 85 alunos do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg conquistaram vagas em importantes instituições públicas do país por meio do Enem. Destes, 29 foram aprovados na Universidade Federal Fluminense (UFF), 12 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de classificações na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em outras instituições públicas de ensino.

A metodologia do Pré-Enem inclui aulas de Português com oficinas de redação, bem como aulas de Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo