Notícias de Maricá

Barra de Maricá terá arena para prática de esportes de areia; entenda!

Em colaboração com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a Prefeitura de Maricá deu início, nesta segunda-feira (08/04), à contagem regressiva de 30 dias para a inauguração da primeira fase da Arena da Barra e o começo dos jogos do Global Tour, uma competição internacional de handebol de areia que retorna ao município pelo segundo ano consecutivo. O evento é organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A fase inicial será concluída a tempo para sediar o Global Tour de Handebol, programado para ocorrer entre os dias 8 e 12 de maio. O torneio contará com a participação de oito seleções: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Catar, México e Portugal, em disputas tanto no masculino quanto no feminino. A Arena será composta por uma quadra principal de areia, medindo 42×32 metros, e uma arquibancada com capacidade para 2 mil espectadores, podendo ser expandida para até 3 mil.

A segunda fase do projeto, com entrega estimada para agosto, incluirá uma quadra de areia de dimensões menores, com arquibancada coberta e capacidade para 600 pessoas. Todo o complexo será construído em um ambiente moderno, completo e ecologicamente sustentável, projetado para a prática do handebol e outros esportes de areia. A estrutura está sendo montada na Avenida João Saldanha, entre as ruas 2 e 3.

Carlos Vagner Frauches, secretário de Esporte e Lazer, enfatizou que Maricá está se consolidando como referência no handebol de praia, e a nova arena será palco de eventos esportivos de renome nacional e internacional, além de apoiar os projetos esportivos locais.

“Desde 2019, nós temos recebido aqui os campeonatos brasileiros, sul-americanos, global tour, e tem uma influência muito grande nos nossos jovens. A gente está preparando os nossos jovens e queremos que estejam inseridos nos Jogos Olímpicos de 2026”, disse Carlos Vagner.

Capital do handebol de praia

Maricá já é consolidada como a capital nacional de handebol de praia. Além do Global Tour, o município sediou, em 2022, a Copa do Brasil Juvenil e Adulto, o Campeonato Brasileiro de Seleções e também o Desafio Internacional, que, além do Brasil, teve participação dos Estados Unidos e da Argentina, que reuniu cerca de dez mil pessoas na praia da Barra, para assistir aos jogos, fomentando o turismo esportivo na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo