EducaçãoNotícias de MaricáSegurança

Maricá implementa dispositivo de segurança nas escolas municipais

A Prefeitura de Maricá lançou recentemente uma ferramenta para aumentar a segurança dos aproximadamente 28 mil alunos da rede educacional do município: um aplicativo de celular que serve como um botão de emergência conectado ao Centro de Operações de Maricá (Comar). Isso permite que os diretores das 65 unidades educacionais acionem o órgão em apenas cinco segundos.

Assim que a solicitação é recebida, o Comar pode rapidamente contatar a Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para uma resposta mais ágil.

“Com o aplicativo de emergência, as diretoras já estão acionando o Comar em casos de necessidade, tornando possível um apoio às escolas de forma muito mais ágil. Ao acionar o botão, a escola consegue entrar em contato direto com os órgãos operacionais, tanto de segurança pública quanto de emergência, só que com mais mobilidade por ser pelo celular na palma da mão”, explicou secretário do Comar, Victor Silveira.

Essa medida preventiva foi inspirada na instalação dos tótens do projeto Olhar Digital, distribuídos em 20 locais estratégicos de Maricá, como praças e outras áreas de circulação. Cada tótem possui também um botão de emergência para auxiliar os cidadãos.

“O aplicativo aumenta a sensação de segurança à comunidade escolar, pois diante de qualquer situação de ameaça na escola os seus agentes podem lançar mão desse instrumento importante que permitirá uma resposta imediata ao problema”, afirmou o secretário de educação, Marcio Jardim.

Karina Moraes, diretora geral do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, compartilhou sua experiência com o novo serviço e a segurança que ele proporciona à comunidade escolar.

“Ele traz uma segurança porque é a certeza do pronto-atendimento, independente de qual seja a situação. Todas as vezes que nós utilizamos demorou menos de 15 minutos. Hoje, por exemplo, um aluno machucou o joelho, deslocou a patela e o SAMU chegou muito rápido. A gente entra em contato com o Comar e eles fazem a triagem para poder direcionar ao órgão específico. É muito rápido o atendimento. O que me deixa muito satisfeita é também o pós-atendimento, porque depois de um tempo, eles retornam para o telefone que fez o contato para saber se foi feito tudo certo no atendimento. Isso passa muita segurança para a gente”, disse a diretora

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo