Como Maricá (RJ) usa a tecnologia para melhorar serviços públicos? Cidade conta com 566 câmeras, entenda!
O sistema de monitoramento de Maricá, composto por um conjunto de 566 câmeras, formam um verdadeiro cinturão, monitorando diversos pontos da cidade, otimizando serviços públicos como transporte, trânsito, conservação e até no atendimento a acidentados. O ‘Maricá Info’ esteve no COMAR, o Centro de Operações Maricá, onde equipes trabalham 24 horas no monitoramento das imagens.
O órgão, comandado por Victor Silveira, completou um ano em março e demonstra uma intenção do governo Fabiano Horta em dar ‘sentido à tecnologia’, otimizando os recursos públicos. “Hoje o COMAR tem alguns objetivos, o objetivo de dar sentido e uso de toda tecnologia envolvida e colocada no município, através das câmeras a gente consegue acompanhar 24h horas o que está acontecendo no município. O COMAR tem objetivo de fazer integração entre as agências, então aqui dentro do COMAR a gente tem um agente de diversas secretarias, Defesa Civil, SEOP, Trânsito, EPT, que no dia a dia dos acontecimentos da cidade conseguem se comunicar imediatamente e fazerem a integração necessária para a solução daquilo que é devido para dar o devido cuidado à população naquele momento.” – Disse Victor Silveira, que responde atualmente pelo COMAR.
Segundo dados da prefeitura de Maricá, em um ano desde a criação do Centro de Operações Maricá foram registradas quase 2.500 solicitações, dentre muitas relacionadas ao trânsito, mas também à limpeza urbana, transporte coletivo, abandono de veículos e até incêndios em vegetação.
São 566 câmeras monitorando a cidade de Itaipuaçu à Jaconé, fazendo com que a cidade tenha mais segurança e agilizando nas demandas do poder público. Tanto moradores quanto visitantes podem acionar o serviço do COMAR através dos totens do programa Maricá Digital, presentes em praças e próximos de escolas, esses equipamentos possuem um botão e um sistema de comunicação em tempo real com a central onde os agentes monitoram a cidade 24 horas por dia.
Confira no vídeo: