Notícias de Maricá

Fiéis inauguram roteiro de peregrinação a Aparecida (SP) em Maricá

Neste sábado, 11 de maio, um grupo de fiéis inaugurou o novo trajeto de peregrinação para o Santuário de Aparecida, no Vale do Paraíba paulista, o principal destino de turismo religioso do país. Cerca de 200 devotos se reuniram ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo em Maricá, para dar início a uma caminhada pelo primeiro trecho da jornada, que os levou até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Itaipuaçu, contando com o apoio de um carro de apoio e incluindo uma passagem pela restinga de Maricá.

O Secretário de Assuntos Religiosos, Jessé Paz, esteve presente na caminhada inaugural, ao lado do presidente da Associação Caminhos de Nossa Senhora, Padre Cristóvão Sopicki, e enfatizou que esse novo roteiro promoverá o turismo religioso na cidade.  “Essa dinâmica vai envolver restaurantes e pousadas que vão oferecer todo o suporte aos peregrinos que aqui vierem. O caminho será demarcado e os fiéis terão ainda a opção de fazer o caminho de bicicleta, na chamada ‘bicigrinação’, detalhou Jessé.

Padre Cristóvão comparou o roteiro da caminhada ao famoso Caminho de Santiago de Compostela, no norte da Espanha.  “Claro que lá a rota tem aproximadamente 7 mil quilômetros de extensão, enquanto a nossa tem hoje 1.300 quilômetros. Mas cremos que a fé dos nossos peregrinos seja semelhante à dos que caminham na Europa”, ponderou o presidente da associação.

A Secretaria de Assuntos Religiosos tem o papel de facilitar a comunicação entre o poder público municipal e as instituições religiosas, buscando interagir com diversas religiões para promover não apenas o conhecimento sobre a diversidade religiosa, mas também reduzir a intolerância.

Maricá foi oficialmente incluída no roteiro de peregrinação entre o Rio de Janeiro e o Santuário Nacional de Aparecida em 16 de março, através de uma parceria estabelecida com o grupo Caminhos de Nossa Senhora, vinculado ao santuário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo