Maricá (RJ) tem 172 mil eleitores; crescimento de 42% em relação à última eleição municipal
O crescimento populacional de Maricá (RJ) se refletiu no aumento do eleitorado do município da região metropolitana do Rio de Janeiro. São 172 mil eleitores, número 42% maior do que em 2020, última eleição municipal, na qual a cidade tinha 121 mil eleitores.
Os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) mostram o quanto a cidade cresceu em termos demográficos, fazendo com que, obviamente, Maricá já tenha ultrapassado os 200 mil habitantes.
Vale lembrar que, segundo a Constituição Federal, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores tem a eleição disputada em dois turnos. Caso mantenha esse crescimento acelerado, nas eleições de 2028 o município de Maricá terá eleições em dois turnos, acirrando a disputa.
Perfil do eleitorado
Os dados, compilados pelo Maricá Info nesta sexta-feira (07/06) mostram que o eleitorado é formado em sua maioria por mulheres, que representam 54%, ou 92.944 eleitoras. Vale destacar que, na Câmara de Vereadores de Maricá, dos 17 atuais parlamentares não há sequer uma mulher. A Casa de Leis, que já teve mulheres com grande representatividade como Romilda Nunes, a Linda, hoje carece de representatividade feminina.
Cerca de 30% dos eleitores possuem apenas o ensino médio como instrução, enquanto 20% compõe a parcela que possui apenas o ensino fundamental incompleto. Apenas 10% possuem o ensino superior completo.
Crescimento ao longo dos anos
O eleitorado da cidade cresce uma média de 10% por ano, número muito superior aos municípios vizinhos. Itaboraí, por exemplo, tem 178 mil eleitores, mas em 2014 já tinha o total de 165 mil, um crescimento de apenas 7% em uma década enquanto Maricá teve um acréscimo de 84%. Saquarema, outra cidade vizinha, tinha há uma década 61 mil eleitores enquanto hoje, em 2024, possui 86 mil, número 48% maior.