Maricá inicia 6º Festival Gastronômico de Inverno nesta sexta-feira (05)
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, inicia nesta semana a sexta edição do Festival Gastronômico de Inverno. O evento, que acontece de 5 a 28 deste mês com o tema “Delícias do mar e da Serra”, contará com a participação de 75 restaurantes locais. Parte dos empresários se reuniu nesta terça-feira (02/07) na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, para o lançamento oficial do festival, que incluiu palestras e workshops com os renomados chefs João Diamante e Regina Tchelly. Um coquetel, seguido de um show da cantora mariacense Marianna Cunha, encerrou o evento.
Durante o festival, os restaurantes participantes oferecerão, além de seus cardápios tradicionais, pratos especiais preparados com ingredientes das duas regiões do estado. Os consumidores poderão avaliar cada prato por meio de um QR code disponível em cada mesa. O evento é organizado em parceria com a Secretaria de Turismo e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, do projeto Rota Gastronômica e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).
“É uma grande oportunidade de aprendizado para os empresários terem contato com nomes de peso da gastronomia, como os que estamos trazendo e, com isso, estimular a criatividade para novos pratos dentro tema e no contexto do inverno”, disse a secretária de Promoção e Projetos Especiais, Júlia Britto.
Para Paulo César dos Santos, que preside a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Maricá Convention & Visitors Bureau, o festival representa a divisão do turismo profissional na cidade para o setor de gastronomia.
“Este é um setor que, muitas vezes, é o principal motivo por que a pessoas visitam uma cidade ou uma região. O evento melhora a economia interna ao atrair o visitante, e o estimula a conhecer os pratos desenvolvidos, que têm uma pegada mais quente por causa da estação. É importante para todos nós”, avaliou ele.
Um dos empresários que participa do festival é Alexandre Pietro Bom, que também destacou o estímulo que o evento oferece ao empreendedor local. “É um evento que nos tira da zona de conforto e ensina a nos reinventar, além de dar a cada estabelecimento uma visibilidade para a cidade e também fora dela. No meu restaurante, por exemplo, muitos pratos novos emplacaram depois do festival”, lembrou Alexandre.