Notícias de MaricáPolítica

Quaquá viaja com Renato Machado para Tenerife com objetivo de conhecer ‘quebra-mar’; obra do Molhe do Recanto continua paralisada

Na última semana, o Deputado Federal e pré-candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá, e o Deputado Estadual Renato Machado, ambos do PT, viajaram juntos para Tenerife, uma ilha espanhola no Oceano Atlântico que recebeu obras de quebra-mar. O objetivo da viagem, segundo Quaquá, foi conhecer o projeto para aplicá-lo em Maricá com o intuito de alavancar o turismo.

Porém, muitos não se atentaram às questões ambientais, grandes barreiras para que a cidade possa receber não somente essa intervenção, mas outras, como o Porto e o MARAEY. Barreiras essas que impediram que as obras do Molhe do Recanto continuassem. A construção, iniciada em 2019, não possui qualquer prazo de retomada. Questionamos a Prefeitura de Maricá sobre as licenças ambientais necessárias para o molhe e se há um prazo, mas até o momento não obtivemos resposta.

Em Tenerife, Quaquá e Renato se reuniram com Pablo Nieto, diretor da Autoridade Portuária de Santa Cruz de Tenerife, e técnicos do órgão. Segundo Quaquá, a ideia é fazer uma barreira artificial com rochas em torno de Itaipuaçu e Ponta Negra, técnica conhecida como “arrancamento de rochas”.

Além de permitir que banhistas tenham mais segurança para nadar, tal projeto permitiria a construção de píeres, possibilitando a implantação de um transporte aquaviário. Não foi comentado, no entanto, sobre os entraves ambientais, já que um pequeno molhe construído pela SOMAR, ainda quando Renato presidia a autarquia, sequer foi entregue, cinco anos depois de iniciado.

Separar Banners

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo