As manipuladoras de alimentos, conhecidas popularmente pelo nome de ‘Merendeiras‘, realizaram uma manifestação pelas ruas do Centro de Maricá para mostrarem a indignação com a empresa terceirizada que abandonou todas as colaboradoras.
Devido à essa problema com a empresa SS Administração e Serviços, que já apresentava falhas constantes, a Secretaria de Educação mudou a terceirizada responsável e chegou a adiar as aulas na rede municipal de ensino para quinta-feira (01/08).
Segundo o Secretário de Educação Marcio Jardim, a mudança visa dar melhores condições às profissionais. “Estamos fazendo (a mudança) pra melhorar a vida delas, tirar essa empresa que é muito ruim.” Informou o responsável pela pasta ao Maricá Info.
Segundo as merendeiras, a atual empresa sequer pagou os direitos às profissionais, o que levou à indignação coletiva. A prefeitura, no entanto, ainda não se posicionou oficialmente sobre a mudança da empresa terceirizada.
Em nota, a Secretaria de Educação de Maricá informou que “acompanha com atenção as reivindicações de um grupo de merendeiras que questiona empresa terceirizada pelo não cumprimento de compromissos trabalhistas, diante do encerramento do contrato no último dia 26 de julho. É importante esclarecer que a responsabilidade pelos pagamentos é inteiramente da prestadora de serviço e que a Secretaria de Educação sempre efetuou os repasses de maneira regular. A nova empresa, cuja contratação está em processo de conclusão, garantirá a continuidade dos serviços de merenda escolar, sem qualquer interrupção no fornecimento de alimentos aos alunos. As aulas recomeçarão na próxima quinta-feira (01/08), e o calendário escolar não será afetado.”