mamografo marica saude julho 24
Mamógrafo "semi-novo" usado em Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Mamógrafo de ‘segunda mão’ dá problema; prefeitura nega prejuízo às pacientes

Compartilhe!

Inaugurado há menos de um mês, o mamógrafo “semi-novo” adquirido pela Secretaria de Saúde já apresentou problemas, tendo que remarcar os exames agendados durante o período em que o equipamento estava parado.

Desde a inauguração, no dia 2 de julho, o mamógrafo foi alvo de questionamentos, tanto por ser um único aparelho (que na verdade se soma ao caminhão que realiza os exames de forma itinerante), quanto pelo estado de conservação do aparelho, que visivelmente demonstrava desgastes no dia de sua inauguração.

Em nota enviada ao Maricá Info, a prefeitura de Maricá “ressalta que o mamógrafo instalado no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), no Flamengo, está funcionando normalmente, operando com toda a capacidade. Anteriormente, o equipamento precisou passar por pequenos ajustes, o que levou à interrupção pontual dos exames agendados, que foram remarcados e já realizados, sem gerar prejuízos às pessoas agendadas.  Desde a inauguração, já foram feitas 126 mamografias no CDT, que são agendadas pela Central de Regulação do município e seguem os critérios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando os casos mais urgentes.”

Ficam os questionamentos… será que não há recursos para a compra de equipamentos novos para atender às pacientes. Não teria a Secretaria de Saúde condições de adquirir, ou exigir de empresa de locação, um equipamento em condições plenas de uso e com redundância, já que, sendo usado, há uma maior probabilidade de defeitos?

Maricá Info: Você bem informado!