Secretaria de Educação, reiniciou as aulas da rede municipal de ensino nesta quinta-feira (1º/08) para os 29.677 alunos das 77 unidades escolares. O dia foi movimentado para os estudantes e seus responsáveis nos quatro distritos do município, onde a rede dispõe de creches e escolas que atendem desde o berçário ao Ensino Fundamental II. Para este último grupo, há a expectativa pela conclusão desta etapa para os que cursam o 9º ano e entram na reta final, já visando o ensino médio.
“Dá um sentimento estranho, um misto de medo e ansiedade”, ponderou a aluna Ellen Goulart, de 14 anos, moradora das Pedreiras que estuda no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. Ela participava de uma roda de conversa na sala de aula, onde um dos assuntos foi a chegada ao próximo degrau da vida escolar. “É uma hora em que cai a ficha da responsabilidade, da profissão, do emprego”, avaliou Sofia Tavares, que tem 13 anos e mora no Parque Eldorado.
Para a professora Cintia Faria, que dá aulas de Língua Portuguesa em uma das turmas de 9º ano, o clima de ansiedade surge também por conta do nível de exigência de algumas provas de seleção que alguns irão prestar. “Muitos aqui vão tentar, por exemplo, para o Instituto Federal Fluminense (IFF), e é uma prova que requer um preparo melhor, assim como outras instituições federais ou na área militar”, relacionou a docente.
Homenagem em sala
Na sala ao lado da de Cíntia, seu colega Luís Felipe Macário recebia uma homenagem por completar 30 anos de atividade dentro da mesma escola. A esposa e a filha do professor de História entregaram a ele uma placa comemorativa pela data. Luís Felipe agradeceu e disse ter ficado emocionado com a surpresa, e revelou ter dado aulas a muita gente de relevância na cidade atualmente.
“Passaram por mim neste anos desde vereadores a atletas olímpicos. Esta escola ajudou a moldar uma parte importante do meu caráter, porque estou aqui desde que fui aprovado no concurso. A sensação é de dever cumprido, mas sinto que ainda há muito a fazer”, garantiu o professor.
A diretora-adjunta da unidade, Leila Marisa Siqueira, disse que o retorno pleno dos alunos deve ser na próxima semana. “O movimento neste primeiro dia ainda foi abaixo do esperado, talvez pelo fato de ter sido numa quinta-feira, próximo ao fim semana. Creio que a partir da semana que vem tenhamos o grupo completo na escola”, projetou.