usf sao jose posto de saude
Notícias de MaricáSaúde

Maricá passa a oferecer DIU hormonal e implante anticoncepcional na rede pública de saúde

Compartilhe!

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde (Femar), deu um importante passo na ampliação da oferta de métodos contraceptivos à população. Na quinta-feira (01/08), iniciou-se a inserção gratuita do Sistema Intrauterino de Levonorgestrel (SIU), conhecido como DIU hormonal, além de passar a disponibilizar o implante subdérmico de etonogestrel — substância que impede a ovulação e a fertilização. Dessa forma, Maricá se destaca como um dos poucos municípios do país a oferecer gratuitamente ambos os métodos contraceptivos, além do DIU de cobre, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Esses métodos contraceptivos são disponibilizados para mulheres e homens trans que atendam aos critérios estabelecidos. As pessoas interessadas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, onde serão incluídas no planejamento reprodutivo e receberão orientação da equipe multiprofissional. Caso sejam elegíveis com base nas indicações clínicas, serão encaminhadas para a inserção dos dispositivos.

Os médicos ginecologistas das equipes multiprofissionais das USF, juntamente com outros profissionais, passaram por um treinamento específico no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Araçatiba, focado na inserção dos novos métodos contraceptivos e no acolhimento das pessoas interessadas.

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, destacou que essa iniciativa representa mais um avanço na qualificação do atendimento à população, oferecendo novas opções de contracepção e tratamento de doenças.

“Esse é um marco na saúde de Maricá, onde disponibilizamos na rede o DIU hormonal e o dispositivo subdérmico. São dois mecanismos de proteção e valorização do bem-estar, com métodos contraceptivos e que também ajudam a tratar doenças, como é o caso da endometriose. Unidos ao DIU de cobre, temos três iniciativas que contemplam a proteção, melhorias de saúde e de acesso às demandas”, ressaltou.

Maricá Info: Você bem informado!