Maricá (RJ) sediará congresso mundial de renda básica em 2025
Maricá vai sediar, em 2025, o 24º Congresso Mundial do BIEN – sigla em inglês para Rede Mundial de Renda Básica –, previsto de acontecer no mês de agosto. O evento, que será dividido com Niterói, terá a participação de autoridades mundiais do setor, como o presidente e criador do BIEN, Philippe Van Parijs. Maricá conquistou o direito de sediar o congresso ao final de sua última edição, que terminou no último fim de semana no campus da Universidade de Bath, na Inglaterra.
O subsecretário de Economia Solidária de Maricá, Adalton Mendonça, foi um dos participantes do último congresso. Ele revelou que o principal mote para que a cidade pudesse sediar o próximo evento é exemplo de universalidade da renda básica demonstrado aqui que, segundo os especialistas, pode ser um parâmetro de expansão para o mundo.
“Parte dos convidados a participar do congresso na Inglaterra já tinha visitado Maricá e atestou que a proposta da cidade tem um forte potencial de expansão global. Durante o tempo que estivemos lá, todos perguntavam sobre a cidade e seu projeto de renda básica, para eles é o que tem mais condições de se universalizar”, observou.
Adalton Mendonça fez questão de ressaltar o esforço da comitiva que defendeu a inclusão de Maricá como sede do congresso no próximo ano. O grupo era formado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), que incluiu a alemã Fabienne Hansen, atual secretária mundial do BIEN e que integra um projeto de pesquisa da instituição. Também estavam na comitiva pesquisadores da Bélgica, da Espanha e dos Estados Unidos, que apresentou um trabalho intitulado “O Caminho Municipal da Renda Básica: O Que Podemos Aprender do Modelo de Maricá”.