Maricá divulga esquema especial de trânsito, transporte e segurança para o dia das eleições
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), montou uma operação especial para garantir a segurança e tranquilidade dos eleitores neste domingo (06/10), dia das eleições. A ação envolve 26 agentes da Seop, com apoio de quatro viaturas e uma base móvel, além de 204 policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), divididos entre 50 no turno diurno e 52 no noturno. O contingente policial contará ainda com 20 viaturas e 10 motos para reforçar a segurança nos principais pontos da cidade. O planejamento operacional da Seop começou já neste sábado (05/10), para assegurar que tudo esteja pronto para o dia do pleito.
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) elaborou uma operação especial de mobilidade urbana para o domingo de eleições. A iniciativa visa facilitar o deslocamento dos eleitores pelos principais corredores da cidade. O plano contará com 70 orientadores de trânsito, 30 agentes, seis viaturas, três veículos de supervisão e uma van de apoio.
Neste sábado (05/10), a Avenida Roberto Silveira está parcialmente interditada entre a Rua Antônio Lopes (na altura do mercado Jolumar) e o Terminal Rodoviário do Povo, atendendo às solicitações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No domingo (06/10), o perímetro interditado será ampliado até a Rua Ribeiro de Almeida. Em frente às 42 escolas da cidade, onde ocorrerão votações, orientadores da Sectran estarão presentes para garantir o livre acesso dos fiscais do TRE.
A Empresa Pública de Transportes (EPT) também vai colaborar com a operação especial das eleições, disponibilizando ônibus extras para atender a região de Itaipuaçu, a maior zona eleitoral do município. Das 7h às 17h, os coletivos da linha E34 terão intervalos reduzidos, passando a circular a cada 15 minutos. As demais linhas manterão o horário de dias úteis, reduzindo o tempo de espera, que costuma ser maior nos fins de semana.
Além disso, as estações de bicicletas vermelhinhas continuarão funcionando normalmente, oferecendo uma alternativa sustentável de transporte aos eleitores que desejarem utilizá-las no dia da eleição.