Maricá: Museu Casa Darcy Ribeiro celebra 102 anos de Darcy com cinema, teatro e shows

Essa semana tem festa no Museu Casa Darcy Ribeiro! Os 102 anos de Darcy Ribeiro serão celebrados com uma programação especial que homenageia o legado desse grande pensador, educador e defensor das culturas brasileiras, nos dias 25 e 26 de Outubro.

Prepare-se para um dia cheio de atividades exclusivas, muita reflexão, cultura, música e conexão! O Museu Casa Darcy Ribeiro fica em Cordeirinho, na Rua Casa Darcy Ribeiro (antiga Rua 119), n. 395, e a entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

SEXTA :. 25/10

18h – Cine Quintal: Exibição do Filme “Darcy Ribeiro – Guerreiro Sonhador do Brasil” – direção Fernando Barbosa Sobrinho

19h – Roda de conversa com Sady Bianchin (Diretor de Economia Criativa da CODEMAR) e Pedro Drumond (Coordenador de Audiovisual do Museu Casa Darcy Ribeiro)

SÁBADO :. 26/10

26 de Outubro – Sábado

10h – Palestra: “VIVA DARCY” (com o professor Aníbal Gouveia Junior e mediação da professora Rita Rosa)

SINOPSE: Aníbal Gouveia Junior, ex-diretor do pioneiro CIEP Tancredo Neves, e a professora Rita Rosa conduzem uma reflexão profunda sobre o legado de Darcy Ribeiro. Por meio de uma mesa redonda, no dia do aniversário de Darcy, os palestrantes revisitam a trajetória de Darcy, destacando sua atuação revolucionária na inclusão social e no desenvolvimento integral de crianças, temas centrais em seu projeto de educação. Ao reviver as diversas “peles” de Darcy – como antropólogo, educador, político e visionário – a palestra oferece um olhar inspirador sobre sua influência transformadora na educação e na sociedade brasileira, impactando gerações e comunidades inteiras.

14h – Assinatura de Termos de Cooperação Técnica com a Fundação Darcy Ribeiro e Fundação Roberto Marinho

14h30 – Inauguração da Escultura 3D em realidade aumentada de Darcy Ribeiro

14h45 – Visita Mediada ao Expositivo com os convidados e público espontâneo

16h – Atração Teatral: Paulo Freire, O Andarilho da Utopia com Richard Riguetti

SINOPSE: O andarilho é um sujeito em movimento. A Utopia é um movimento da alma. É um impulso de buscar, sabendo que existe sempre algo mais a ser descoberto. Descobrir, para Paulo, é exatamente isso: tirar a coberta, se surpreender com a beleza, a estranheza e o mistério das coisas. “Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, aparece no espetáculo como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido à fome, tal qual grande parte da população brasileira. Na juventude, outra fome lhe ocupa o tempo: as palavras. Através delas e com elas, percorre territórios, tecendo uma pedagogia emancipadora e revoluciona a educação mundial — movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de consciência política, de justiça e de superação dos obstáculos. Com a toada do verso nordestino e a dialética da cultura popular, convidamos você pra viajar e voltar de novo a ser menino. É assim que reinventamos Paulo Freire. “Paulo Freire, o andarilho da Utopia” derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial.

17h30 – Atração Musical: Rockbaile com Toni Platão + Banda Versorium

SINOPSE: O cantor e intérprete Toni Platão apresenta-se em um formato intimista, ressaltando a força poética e a melodia dos grandes clássicos do rock brasileiro dos anos 80. Com uma carreira marcada por interpretações profundas e intensas, Toni Platão é um dos nomes mais respeitados da música nacional, conhecido por sua voz singular e por imprimir emoções únicas em cada canção. Vocalista da lendária banda Hojerizah, Platão construiu uma trajetória que o consagrou como um dos intérpretes mais expressivos de sua geração. Ao longo dos anos, ele manteve-se fiel à sua essência artística, sempre explorando a intensidade das palavras e melodias que marcaram o rock nacional. Neste espetáculo, acompanhado pela potente Banda Versorium, Toni Platão resgata canções icônicas que definiram uma era, proporcionando ao público uma viagem nostálgica e visceral pelo melhor do rock nacional, com toda a emoção e autenticidade que só ele sabe oferecer.

Não fique de fora dessa homenagem mais que especial!

Sair da versão mobile