Maricá: ‘Mutirão’ para zerar fila de atendimentos oftalmológicos inicia nesta terça-feira (29)
A Fundação Estatal de Saúde (Femar) e a Secretaria de Saúde lançaram, nesta terça-feira, o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas da cidade, com mais de 20 mil atendimentos e cerca de 3 mil cirurgias para eliminar a fila de espera da Central de Regulação. Os pacientes agendados seguem um cronograma e passam por triagem até 07/11 em um espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba. No local, são realizados exames necessários e, caso indicado, os pacientes são encaminhados para cirurgias de catarata e pterígio.
✅ Clique aqui para entrar no grupo do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O atendimento em Araçatiba ocorre das 8h às 18h, e os pacientes recebem informações sobre seus agendamentos pelas equipes da Central de Regulação e das Unidades de Saúde da Família (USF). Aqueles que precisarem de cirurgia serão encaminhados ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, com operações previstas para iniciar em 11/11. Após as cirurgias, serão realizadas duas consultas de revisão para acompanhamento.
O prefeito Fabiano Horta anunciou o programa “fila zero” de oftalmologia em vídeo nas redes sociais, ressaltando a importância histórica da mobilização para o município. Ele destacou: “Na ação fila zero de oftalmologia, vamos oferecer à população a maior quantidade de consultas, exames e cirurgias desse tipo na história da cidade. Esse é um ganho para o município e para a saúde dos maricaenses.”
Atualmente, mais de 7.200 pessoas aguardam atendimentos oftalmológicos na cidade. Os pacientes são agendados conforme a ordem da fila de espera do sistema de regulação e a classificação de risco do SUS, priorizando casos graves ou urgentes. Durante a triagem, até 1.699 cirurgias de catarata e 1.513 de pterígio podem ser realizadas.
Entre 29/10 e 07/11, quem tem demandas oftalmológicas ainda não atendidas na rede municipal pode buscar atendimento para avaliação e inclusão no sistema da Central de Regulação. O “fila zero” também atenderá novas demandas.
Marcelo Rosa, diretor-geral da Femar, destacou: “A ação oftalmológica é um enorme ganho para o município. Assim, conseguimos atender toda a demanda reprimida nessa área. Zerar a fila de espera é o primeiro passo para os serviços oftalmológicos, que também atenderão novas demandas.”
Claudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, explicou que o programa é fruto do credenciamento de prestadores para realizar o serviço, possibilitado pelo novo índice de pagamento aos conveniados, corrigindo defasagens da tabela SUS.
Documentos Necessários
Os moradores convocados devem levar identidade, cartão do SUS, solicitação médica, comprovante de residência e o agendamento da Central de Regulação. É importante manter o cadastro atualizado para receber as informações. Caso precisem atualizar dados, devem procurar a USF de referência.