Maricá (RJ) embarga obras em nova ação de fiscalização

Na manhã desta sexta-feira (1º de novembro), o Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated) realizou uma operação para liberar o acesso a vias públicas no bairro Jardim Interlagos, em Ponta Negra. A ação envolveu a remoção de estacas de madeira e arames que bloqueavam cinco ruas, trabalho feito pela equipe da Somar.

Durante a vistoria, os agentes ouviram o som de máquinas e identificaram duas construções irregulares em outra área. As obras foram embargadas, com exigência de que a documentação seja apresentada à Secretaria de Urbanismo. Além disso, a Secretaria de Cidade Sustentável emitiu um auto de constatação devido à movimentação de terra e retirada de vegetação sem autorização.

A operação contou com o suporte da Somar, do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAM), das secretarias de Habitação, Cidade Sustentável e Ordem Pública (Seop).

Ações do Gated

O Gated realiza reuniões de planejamento a cada 20 dias para organizar as operações. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá tem intensificado as atividades do grupo, criado em 30 de novembro de 2021 pelo decreto municipal nº 777, para coibir construções irregulares em áreas públicas.

O Gated reúne diversas secretarias, como Urbanismo, Ordem Pública, Gabinete Institucional, Trânsito, Iluminação Pública, Defesa Civil, Comunicação Social, Habitação e Cidade Sustentável, além da Procuradoria Geral do Município, Somar e Codemar.

Denúncias sobre venda ilegal de terrenos, uso indevido do solo e construções irregulares podem ser feitas pelo telefone (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo do Disque Denúncia. A Secretaria de Urbanismo também recebe denúncias pelo número (21) 3731-9777 e pelo e-mail maricafiscalizacaourb@gmail.com (para os distritos Centro e Ponta Negra) ou pelo WhatsApp (21) 97259-9213 e e-mail denuncia.urbitaipuacu@gmail.com (para Inoã e Itaipuaçu).

Sair da versão mobile