Itaipuaçu: Obras no Recanto seguem em andamento, mas piscinas naturais não estão previstas; entenda!
As obras do espigão de fixação no canal do Recanto, em Itaipuaçu, continuam avançando, mesmo após um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para sua interrupção.
A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo de água no Canal da Costa, que atravessa o distrito de Itaipuaçu e enfrenta problemas de assoreamento. Contudo, o projeto não inclui a construção de um quebra-mar de 4 km, essencial para a criação das piscinas naturais prometidas pelo ex-prefeito Quaquá. De acordo com a Prefeitura de Maricá, a previsão de conclusão da obra é para o primeiro semestre de 2026.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
“O espigão de fixação está sendo construído com o objetivo de desassorear o Canal da Costa. A cargo da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), a obra visa manter o fluxo de renovação de águas do canal. A intervenção está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2026.” Disse a prefeitura de Maricá em nota.
Qualquer alteração no projeto precisará ser submetida ao INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e a órgãos federais, já que a praia está sob jurisdição da União. Recentemente o projeto passou por uma alteração, passando a ser executado o chamado projeto otimizado, mas ainda sem nenhum estudo para que seja construído o quebra-mar pelo litoral de Itaipuaçu.