Maricá terá projeto piloto em segurança pública; entenda!
O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, recebeu nesta terça-feira (07/01), no Espraiado, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Sesp-RJ), Victor dos Santos, para discutir uma parceria entre o município e o Governo do Estado. O encontro teve como principal objetivo a implementação de um projeto piloto que integrará sistemas e promoverá a troca de informações, visando posicionar Maricá como a cidade mais segura do Brasil.
Antes da reunião no Espraiado, a comitiva estadual visitou o Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp), onde conheceram de perto a estrutura e os métodos utilizados para processar informações que têm contribuído significativamente para a segurança pública no município.
“Venho conversando com o governador Cláudio Castro, que tem sido um grande parceiro, e vamos iniciar um projeto piloto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública aqui em Maricá. Nós vamos ser a cidade mais segura do Brasil, fruto dessa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado”, afirmou o prefeito Washington Quaquá, demonstrando otimismo com a iniciativa.
Além do projeto piloto, foi discutida a instalação de um batalhão da Polícia Militar, uma reivindicação antiga da população de Maricá. “Foi uma reunião boa, falamos sobre o batalhão e várias sugestões para compor o efetivo. Estamos vendo soluções, mas o batalhão sairá do papel, é uma determinação do governador e do secretário de Segurança Pública”, garantiu o prefeito.
O secretário Victor dos Santos destacou a importância estratégica de Maricá no contexto estadual de segurança pública. “O primeiro passo é a inclusão da cidade na nossa comunidade de inteligência, já saímos daqui com esse apontamento. Vamos indicar Maricá como um ponto focal de inteligência. A gente vai integrar e ampliar toda essa tecnologia, uma atenção do prefeito. Vamos fazer com que Maricá seja uma referência na segurança pública no estado”, afirmou.
Outro destaque da parceria é o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá aos agentes de segurança acesso direto e ágil aos bancos de dados municipais e estaduais. “Todo o nosso sistema será integrado com a Sesp-RJ. Está sendo criado um aplicativo onde o banco de dados será disponibilizado para nossos guardas municipais, por exemplo, que com um smartphone poderão pesquisar diversas informações de segurança pública”, explicou o coronel Júlio Veras, secretário de Segurança Cidadã de Maricá.
Veras também enfatizou a importância da integração tecnológica para o trabalho diário das forças de segurança. “O acesso a essas informações é importantíssimo para os nossos agentes que estão trabalhando diuturnamente nas ruas. Vamos trocar, por um canal técnico, dados e conhecimentos produzidos por ambas as inteligências em prol do combate à criminalidade no nosso município”, concluiu.