Maricá: Elevado do Flamengo já apresenta problemas; obra foi inaugurada há dois meses
Vídeos que circulam nas redes mostram placas de contenção da estrutura do Elevado do Flamengo, obra que custou mais de R$ 90 milhões e foi entregue há menos de dois meses, o que levou moradores do entorno e motorista questionarem sobre a segurança da estrutura.
Construído em 18 meses, a obra foi acelerada nos últimos meses do Governo Fabiano Horta para que fosse entregue antes do fim do mandato. Essa ‘pressa’ para entregar a construção do viaduto entre a RJ-106 e RJ-114, pode ter levado à não compactação correta do solo na subida e descida.
Nossa equipe foi ao local na manhã desta quinta-feira (27/02) e constatou o deslocamento latitudinal e longitudinal das placas de contenção, algo que pode se agravar com o aumento do tráfego de veículos e até mesmo com a chuva, que pode levar à infiltração e, consequentemente, degradar a estrutura.
Questionamos a prefeitura de Maricá sobre o problema, “que nos informou que após vistoria da equipe técnica da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), em conjunto com uma empresa especializada nos serviços de contenções, ficou constatado que os pequenos deslocamentos nas escamas não representam risco à estabilidade do muro.
Durante a inspeção, não foi observado indício de movimentação nas laterais do muro, o que minimiza o problema ocorrido. A não existência de trinco e fissuras no asfalto, cujo tráfego já está liberado desde dezembro de 2024, atesta que as movimentações já se estabilizaram.
Por fim, não foi necessária nenhuma medida corretiva, apenas recomendou-se a observação e o monitoramento topográfico das escamas.”