Maricá sofre com estiagem e redução de quase 80% na captação de água
A concessionária Águas do Rio informou que o abastecimento de água em Maricá continua prejudicado devido à escassez de chuvas e às temperaturas elevadas. A situação impacta diretamente a captação de água bruta, que atualmente opera com uma redução de 77%, afetando o fornecimento para as estações de tratamento (ETAs) de Ponta Negra e Maricá (Flamengo).
A empresa alertou que, caso o regime de chuvas na bacia do manancial não se normalize, a situação pode se agravar ainda mais. Diversos bairros do município estão sendo impactados pelo desabastecimento, entre eles Flamengo, Mumbuca, Araçatiba, Itapeba, Jacaroá, Barra de Maricá, Ponta Negra, Bambui, Cordeirinho, Bananal, Centro, Marques, Caxito, Eldorado e Camburi.
Para minimizar os impactos da crise hídrica, a Águas do Rio aumentou a frota de caminhões-pipa, priorizando o abastecimento de unidades de saúde, creches e escolas.
A concessionária também reforçou a orientação para que a população economize água, utilizando as reservas de cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais, até que a normalização do abastecimento seja possível.