CulturaNotícias de Maricá

Velha Guarda da Portela e Mulheres de Chico se apresentam na Casa Darcy Ribeiro e encerram o projeto “Verão no Museu” em grande estilo

Últimas apresentações acontecem sábado e domingo em Maricá. Programação terá ainda corte de cabelo gratuito

Chega ao fim, este fim de semana, o projeto “Verão no Museu”, no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Maricá. Depois de três meses e da passagem de quase 10 mil pessoas pelo evento, a programação será encerrada em grande estilo com a participação da Velha Guarda da Portela e do bloco Mulheres de Chico. O evento acontece aos sábados e domingos, das 9h às 18h, e ocupa a faixa de areia da Rua Casa Darcy Ribeiro (antiga Rua 119), na Praia de Cordeirinho, com chuveirão, piscinas, cadeiras de praia, guarda-sol, além da programação cultural gratuita no quintal do Museu.

No sábado, 29 de março, de 19h às 20:30h, o Museu recebe a guardiã do legado do Samba Carioca, a Velha Guarda da Portela, que apresenta os clássicos de uma trajetória que ultrapassa cinco décadas, mantendo viva a essência do samba e inspirando novas gerações.

Em 1970, a Velha Guarda da Portela foi formada por Paulinho da Viola, que reuniu os membros mais antigos da escola de samba Portela para gravar o álbum “Portela Passado de Glória”. A iniciativa de Paulinho da Viola visava registrar sambas que, até então, existiam apenas na memória dos sambistas, preservando o legado cultural das comunidades de Oswaldo Cruz e Madureira.

Em março de 2023, a Velha Guarda da Portela foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro, destacando sua importância na preservação e promoção do samba.

Já no domingo (30/03), o dia começa com o “Um Museu no Meu Quintal”, tradicional café da manhã colaborativo, que acontece de 10h às 12h, no quintal do Museu. Nesta edição, o evento conta com a apresentação do  bloco Mulheres de Chico. Com 18 anos de história, é o primeiro bloco de Carnaval do Brasil formado exclusivamente por mulheres e que reinterpreta o universo musical de Chico Buarque com uma formação instrumental inspirada nas Escolas de Samba. 

Durante o café, os participantes são convidados a adotar plantas do Maricá + Verde, programa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Maricá, que distribui mudas de espécies da Mata Atlântica, como ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-amarelo, pata de vaca, jacarandá mimoso, algodão da praia e cacau.

Programação de domingo terá ainda corte de cabelo gratuito para os participantes

No domingo também acontece a ação “Cabelinho na Régua“, que promete unir bem-estar e diversão em uma tarde especial. Em parceria com a Barbearia Giordano, das 15h às 18h, serão oferecidos cortes de cabelo gratuitos. Além do cuidado com a aparência, a atmosfera será embalada pelo DJ Marlinho. A iniciativa busca não apenas oferecer um serviço gratuito, mas também criar um ambiente de interação e celebração, valorizando a autoestima e o bem-estar de cada participante.

O Museu Casa Darcy Ribeiro é uma realização da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR) e da Prefeitura de Maricá, com gestão do Circo Crescer e Viver. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos para as apresentações artísticas podem ser retirados com antecedência no site Sympla.

Serviço:

Verão no Museu (último fim de semana)

Local: Museu Casa Darcy Ribeiro (Rua Casa Darcy Ribeiro – antiga Rua 119, nº 395, Cordeirinho – Maricá)

Sábado (29/03)

Velha Guarda da Portela, das 19h às 21h

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/verao-no-museu-velha-guarda-da-portela/2851159

Domingo (30/03)

Bloco Mulheres de Chico, das 10h às 12h

Ingressos gratuitos: https://www.sympla.com.br/evento/um-museu-no-meu-quintal-mulheres-de-chico/2851164

Separar Banners

Relacionados

Botão Voltar ao topo