Maricá: Inscrições para mais de 600 vagas em 26 cursos gratuitos terminam no dia 21/04
As inscrições para os 26 cursos gratuitos oferecidos pela Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá estão abertas até as 23h59 do dia 21 de abril. Com um total de 629 vagas, a iniciativa oferece capacitação nas áreas de Cinema, Games e Carnaval, com o objetivo de formar profissionais prontos para atuar no mercado cultural da cidade.
O cadastro deve ser feito exclusivamente online, pelo site oficial da Incubadora, onde também está disponível o edital com todas as informações sobre os cursos, requisitos e etapas do processo seletivo.
Os interessados devem ficar atentos ao cronograma: o resultado do sorteio será divulgado no dia 22 de abril, após as 16h; as entrevistas acontecem entre 24 e 26 de abril; o resultado final sai no dia 28 de abril, mesma data de início das matrículas, que seguem até 30 de abril. As aulas estão previstas para começar no dia 5 de maio. Quem perder o prazo inicial poderá concorrer às vagas remanescentes, com matrículas abertas de 5 a 9 de maio.
Os cursos estão divididos em três áreas:
Cinema: Realizador Audiovisual, Assistente de Direção, Cinema e Psicologia I, Direção de Artes, Documentário, Jogos Teatrais e Improvisação, Atuação: Realismo Contemporâneo, Edição para Cinema e Vídeo, Fotografia para Cinema e Vídeo, Produção para Cinema e Vídeo, Roteiros para Obras Audiovisuais, Som para Cinema e Vídeo.
Games: Desenvolvimento de Jogos, Modelagem 3D, Animação e VFX, Criação de Imagem com IA (Inteligência Artificial).
Carnaval: Estética Afro, Produtor Artístico Cultural – Método Ilê Aiyê, Percussão – Método Ilê Aiyê, Cidadania Comunitária, Dança Afro, Maquiagem e Caracterização, Canto e Composição, Cavaco e Composição Musical, Mestre-Sala e Porta-Bandeira.
As aulas serão presenciais e realizadas em três polos: a sede da Incubadora no Centro, a quadra da Escola de Samba União de Maricá (Flamengo) e a Casa das Artes Carnavalescas (São José do Imbassaí). A idade mínima para os cursos de Cinema e Games é de 16 anos, com exigência de Ensino Fundamental II completo. Já os cursos de Carnaval aceitam inscrições a partir dos 6 anos, com variações de acordo com a atividade.
A iniciativa ainda garante cotas: 20% das vagas são para pessoas pretas e pardas e 5% para pessoas com deficiência. Para mais informações e para se inscrever, clique aqui.